5 motivos para você comer mais alimentos fermentados

alimentos-600x431

Existem diversos benefícios para apostar em uma alimentação mais saudável, e incluir alimentos fermentados na dieta traz boa parte deles.

Isso porque essa categoria age principalmente no intestino, órgão responsável pela absorção de nutriente e pelo sistema imunológico.

“80% do nosso poder imunitário estão no intestino, e os probióticos (bactérias “boas”) presentes ali são potentes defensores do nosso organismo contra os patogênicos (bactérias “ruins”)”, explica a bióloga e mestre em biodiversidade vegetal, Paula Guimarães.

Os probióticos presentes nos fermentados ajudam no equilíbrio intestinal e, consequentemente, na saúde física, mental e emocional.

Basicamente, podem curar seu intestino combatendo inflamações causadas por bactérias “ruins”, ajudando principalmente no emagrecimento.

Para entender melhor como eles funcionam dentro do seu corpo, o Viver Bem elencou 5 motivos para você adotar de vez os alimentos fermentados na sua rotina alimentar.

Vale ressaltar que auxiliar no emagrecimento é só um dos vários benefícios que eles trazem à sua saúde:

 

1 – Você não pode digerir a comida sozinho: as boas bactérias ajudam a quebrar o que o seu corpo não consegue. Essa fermentação e metabolização resultam em outras substâncias que são benéficas ao seu corpo.

2 – As bactérias “boas” lutam contra as más – e normalmente vencem: todos os dias, você engole bactérias e o motivo de você não ficar doente por causa desse pequenos micro-organismos está relacionado com probióticos que ajudam a tomar conta no seu corpo.

3 – Seu corpo precisa de ajuda para produzir determinadas vitaminas: as bactérias existentes em produtos fermentados ajudam a sintetizar ou produzir muitas vitaminas solúveis em gordura. Elas incluem as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12 e K.

4 – Um corpo saudável precisa de equilíbrio: pequenas bactérias vivem no seu intestino e têm um efeito muito positivo no seu organismo. Pesquisas mostram que uma menor variedade de micro-organismos intestinais está diretamente associada a doenças crônicas.

5 – Ajuda a restaurar a saúde intestinal após tomar antibióticos: você tem diarreia ou outros problemas intestinais após tomar antibióticos? Isso acontece porque os antibióticos destroem não somente as bactérias ruins, mas também as bactérias que nos mantém saudáveis. Ingerir alimentos fermentados ajuda a restaurar a flora intestinal e eliminar esses sintomas.

fonte: Gazeta do Povo

em: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude/5-motivos-para-voce-comer-mais-alimentos-fermentados/

 

Anúncios

Publicado em 10 de fevereiro de 2016, em Food Safety. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: