Vai comer na rua? Cachorro-quente é campeão de intoxicação, diz especialista

RTEmagicC_2142fa2b35_jpg

Mesmo com a regulamentação da atividade dos food trucks em Salvador, o professor de Nutrição e mestre em comida de rua Valter Morais explica que o cliente precisa ter cuidado ao consumir alimentos durante os festejos.

“A demanda é muito grande e é impossível fiscalizar todos os ambulantes durante o Carnaval. Por isso é necessário que o consumidor contribua com a fiscalização e denuncie problemas”, diz.

Uma pesquisa feita pela nutricionista Karla Bethânia Santos, em 2013, apontou que 48,5% dos pontos de venda de comida de rua no Carnaval do Campo Grande apresentavam alto risco à saúde, enquanto 39,8% tinham risco médio e 11,7% tinham baixo risco.

Segundo Morais, o cachorro-quente é o campeão nacional da intoxicação alimentar, por causa da salmonela, seguido do churrasquinho. “Geralmente, a salsicha do cachorro-quente não leva o tempo necessário de exposição ao calor e não fica bem cozida e ainda tem o risco da maionese, que fica fora de refrigeração”, apontou.

Ele explica ainda que, no caso do popular “churrasquinho de gato”, o problema está na refrigeração da carne. “Geralmente não são acondicionadas sob refrigeração e normalmente ficam o dia inteiro expostas. E, devido à demanda, muitas vezes essa carne não é bem assada”.

Por isso, o consumidor deve sempre observar as condições de higiene dos estabelecimentos e o acondicionamento dos ingredientes. Uma dica para quem vai comer cachorro-quente é observar se a salsicha está avermelhada. Isso porque quando está apenas rosada, significa que não foi bem cozida.

fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/vai-comer-na-rua-cachorro-quente-e-campeao-de-intoxicacao-diz-especialista/?cHash=00feaba1f3a01b90130843c9348f8408

Anúncios

Publicado em 26 de janeiro de 2016, em Food Safety. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: