Suíça utiliza exames de DNA para encontrar queijos falsificados

queijo-suico-emmenthal-1409162337789_300x300

 

 

Produtores de queijo na Suíça estão apelando para exames de DNA para evitar a disseminação de produtos falsificados no mercado.

A indústria de laticínios local, que lucrou cerca 604 milhões de francos suíços (cerca de R$ 1,4 bilhão) com exportações ano passado, decidiu utilizar os exames de procedência para combater as versões piratas dos famosos queijos da região, como o emmenthal.

Para tanto, o governo suíço criou um  “selo” anti pirataria original: um tipo de bactéria específico, que não altera o gosto ou a aparência do queijo – e que serve como rastreador caso seja necessário comprovar a autenticidade do produto.

Atualmente, apenas produtores regularizados podem comprar sachês com a bactéria rastreadora. Os cientistas utilizam três combinações de DNA para garantir que, no caso um falsificador consiga obter o sachê, o selo não possa mais ser utilizado.

Prejuízo
De acordo com números da agência Bloomberg, os queijos falsificados já causaram prejuízos de até 20 milhões de francos suíços (cerca de R$ 49 milhões) para os produtores. Uma associação nacional de fabricantes estima que dez por centro dos queijos vendidos como suíços na verdade não são feitos no país.

A produção pirata estaria ajudando a derrubar os lucros da indústria, abalados por conta dos altos custos de produção e pelo aumento do valor do franco suíço, o que faz com que os produtos do país saiam mais caro no exterior.

A falsificação de produtos alimentícios tem se tornado um problema cada vez mais visível – na Itália, uma operação apreendeu mais de 30 mil garrafas de vinho falso na região da Toscana, após reclamações de consumidores sobre uma possível fraude nas bebidas.

fonte: Uol

 

 

Anúncios

Publicado em 16 de outubro de 2015, em Food Safety, Legislação e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: