Aproveitar alimentos com bolor é perigoso para a saúde, alerta especialista

14653067

Encontrou um pontinho de bolor num bolo, doce ou pão? Esqueça. Nem pense em cortar a parte com sinais de mofo e comer o resto. Essa atitude, aparentemente inofensiva, esconde uma série de riscos. A ingestão de alimento embolorado pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer. Afinal, uma das substâncias encontradas em alimentos embolorados é a aflatoxina, potencial causadora de câncer.

Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, quando um alimento tem marcas de mofo em uma parte, todo o restante pode estar contaminado por toxinas.

— O fungo não é composto apenas pela parte visível. Quando é possível observá-lo na superfície do alimento, sua colônia já está bem desenvolvida na parte de dentro. É lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas, que variam de acordo com a espécie do fungo — alerta.

Segundo o especialista, os fungos mais perigosos são encontrados em grãos, com maior incidência nos industrializados, e também em frutas frescas e sucos de uva. Mas outros alimentos também representam riscos, como bolos, frutas secas, pães e doces. Tudo depende da armazenagem. O alimento não pode ficar exposto a umidade, calor e, em alguns casos, escuridão. Essas características proporcionam um ambiente adequado ao crescimento do bolor. No verão, por causa das altas temperaturas, o risco de contaminação aumenta.

Para quem acha esse tipo de preocupação paranoica, vale lembrar que um em cada três casos de intoxicação registrados no Estado de São Paulo está relacionado ao consumo de alimentos preparados nas residências. O dado é da Secretaria de Estado de Saúde.

Veja dicas para evitar o bolor e o desperdício de alimentos na cozinha:

— Mantenha os pães de forma na geladeira respeitando o prazo de validade

— Atenção nas condições de temperatura, umidade e no local de armazenamento dos alimentos

— Os não perecíveis não precisam de refrigeração, mas devem ser guardados em um local limpo e livre de umidade

— Hortaliças e frutas devem ser mantidas na geladeira

— Verifique se os sucos industrializados estão com a data de validade em dia e sem amassados na caixa. E não se esqueça de lavar as mãos sempre antes de manusear os alimentos

 

fonte: Zero Hora

 

Anúncios

Publicado em 29 de junho de 2015, em Food Safety, Microbiologia e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: