Selo indica mozzarella feita exclusivamente com leite de Búfula

Foto-Marcelo-Enderle

Produzido com rigor de pureza na Itália, sem misturas com leite de vaca, a mozzarella de búfala, cuja produção no Brasil vem crescendo cerca de 20% ao ano, ainda é adulterado por algumas marcas no País, que acrescentam grande quantidade de leite de vaca durante a fabricação dos produtos.

Dessa forma, os produtos impuros são vendidos nos supermercados, sem as informações corretas no rótulo, o que é um direito do consumidor.

As mozzarellas impuras também vão para os restaurantes, que compram os queijos misturados por serem mais baratos e informam em seus cardápios que é “de búfala”.

Com características nutricionais superiores ao leite de vaca, o leite de búfala possui mais cálcio, vitaminas, proteínas e menos colesterol que o leite de vaca, o que resulta em queijos saudáveis.

No entanto, com a prática de misturar leite de vaca durante a fabricação para baratear custos, os produtores privam o consumidor das qualidades nutritivas da mozzarella de búfala, não informam isso nas embalagens e até usam substâncias branqueadoras para mascarar o queijo impuro.

Mozzarellas feitas exclusivamente com leite de búfala, sem adição de leite de vaca e outras substâncias, recebem o Selo de Pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB).

O Instituto Totum, organismo de certificação, é o responsável pelo gerenciamento, coordenação e fiscalização do Programa de Pureza.

Com intuito de ajudar o consumidor e também agregar valor ao produto, o Instituto Totum analisou amostras de 17 marcas de mozzarella mais conhecidas no País.

Os testes de DNA realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base nas amostras coletadas pelo Totum, mostram que oito marcas atendem ao padrão de pureza estabelecido pela Norma Técnica do selo e nove marcas foram reprovadas nos testes de qualificação, sendo que algumas utilizam em sua composição mais de 50% de leite de vaca, omitindo essa informação em seus rótulos.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo

 

Anúncios

Publicado em 23 de junho de 2015, em Food Safety e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: