Agência europeia recomenda limite diário de ingestão de cafeína

0,,16462303_303,00

A Autoridade de Segurança Alimentar da União Europeia (Efsa), afirmou nesta quarta-feira (27/05) que a ingestão de cafeína de uma pessoa adulta deve permanecer abaixo de 400 miligramas por dia – o equivalente a cinco expressos ou cinco latas de bebida energética. O estudo da Efsa é o primeiro a nível europeu a divulgar os riscos da ingestão de cafeína a partir de diferentes fontes – não somente do café. Mantendo-se o limite recomendado de 400 miligramas “não há preocupações para a segurança da saúde de adultos saudáveis na população em geral, exceto de mulheres grávidas”, afirmou a Efsa em seu relatório de 120 páginas. Segundo a agência europeia, mulheres grávidas devem limitar a ingestão diária de cafeína em 200 miligramas para proteger o feto. Pessoas jovens também foram aconselhadas a manter o consumo de cafeína sob controle, consumindo no máximo apenas três miligramas de cafeína por quilo de massa corporal. “Um adolescente que toma café, uma Coca-Cola e dois ou três energéticos a cada dia facilmente excederá este limite”, disse um porta-voz da Efsa. Uma imagem postada na conta oficial do Twitter da agência mostra a quantidade de cafeína que cada produto contém – desde uma xícara de café até uma barra de chocolate.

CGBR7BBWgAI-zP4

A agência foi encarregada de definir um parâmetro de referência europeu para o consumo seguro de cafeína, depois de alguns países terem levantado preocupações sobre os impactos potencialmente perigosos de um estimulante sobre o coração e o sistema nervoso. Mas manter o limite de 400 miligramas diários de cafeína não deve realmente ser um grande sacrifício para muitos europeus. Durante a avaliação, a Efsa descobriu que a ingestão média por dia entre adultos na Europa varia entre 37 e 310 miligramas de cafeína. Dinamarca foi contabilizada com o maior consumo de cafeína com 33% dos consumidores de cafeína excedendo o limite diário de 400 miligramas. A Holanda ficou em segundo lugar com 17,6%, seguida pela Alemanha com 14,6%.   fonte: DW http://www.dw.de/agência-europeia-recomenda-limite-diário-de-ingestão-de-cafeína/a-18479940

Anúncios

Publicado em 28 de maio de 2015, em Nutrição e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: