Sushis são alvo da Operação DNA do Pescado

13_05_2015_17_07_302bdb7ec9e932075c850b128863f665

Foi realizada na manhã do dia 13/05 mais uma etapa de fiscalização do projeto DNA do Pescado, uma parceria entre o Instituto de  Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Procon e UFSC.

O objetivo desta nova operação foi detectar fraudes nos peixes utilizados como ingredientes de sushis e sashimis.

Nos seis restaurantes visitados, foram recolhidas 21 amostras de peixes comercializados como dourado, atum, olhete, peixe prego e salmão.
“Recebemos informações de substituições do salmão e do atum por outras espécies, como pela truta salmonada. Resolvemos então verificar se isto está realmente ocorrendo em Florianópolis”, informou Tiago Frigo, diretor geral do IGEOF.

As alunas do curso de Ciências Biológicas da UFSC  Mari Dalva Staffen, Clisten Fatima Staffen e Mariana Londero, orientadas pelos professores Andrea Marrero, doutora na área de genética e biologia molecular, e Renato Freitas, doutor em zoologia, acompanharam os agentes do Procon, coletando o material a ser analisado em laboratório .

“Já fazemos essas coletas informalmente, para nossas pesquisas, mas essa agora com a Prefeitura dá respaldo ao nosso trabalho,  porque é essencial que as pessoas saibam o que estão consumindo”, disse Mari, que junto à irmã Clisten está desenvolvendo o Projeto Gato por Lebre, sobre as fraudes no comércio de pescados, para seu trabalho de conclusão de curso.

O prejuízo causado pela fraude não é apenas financeiro, já que a troca pode acarretar danos para a saúde do consumidor. “O salmão, por exemplo, é uma espécie rica em Ômega 3; então, se alguém está numa dieta que precisa de Ômega 3 e consome o peixe fraudado, está deixando de receber o que necessita.

Além disso, a ração dada ao peixe para adquirir a coloração do salmão pode ser extremamente alergênica”, alertou a professora Andrea.

O resultado da análise sairá em 20 dias e, caso seja detectada alguma irregularidade, o estabelecimento será notificado pelo Procon.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Anúncios

Publicado em 25 de maio de 2015, em Food Safety. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: