Festa de Dia das Mães em creche tem 120 vítimas com suposta intoxicação

creche

Uma festa para a comemoração antecipada do Dia das Mães em uma creche de Pontal (SP) acabou com 120 pessoas internadas na Santa Casa município na noite de sexta-feira (8). A suspeita é de que pais e alunos tenham tido uma intoxicação alimentar após ingerirem bolo de chocolate e suco de morango oferecidos na festa. Todos os pacientes foram medicados e posteriormente liberados.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que recolheu amostras dos alimentos e as enviou para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). O resultado dos exames deve sair em 30 dias.

A dona de casa Jucélia Marcelino dos Santos acompanhou o filho de 6 anos na confraternização. Ela conta que o menino começou a passar mal no final da tarde, poucas horas depois do evento escolar.

“Teve vômito e depois começou a obração (sic). Levei ao hospital, o médico examinou e disse para tomar um soro. (…) Depois mais crianças apareceram. Mães, avós e adolescentes, tudo com o mesmo sintoma. Eu acho que é o bolo. Meu filho comeu o bolo e tomou o suco. É um perigo. Agora a gente quer a resposta”, diz.

A diversão também virou transtorno para a dona de casa Edith Fidélis Pereira, que foi à creche para comemorar o Dia das Mães com o neto. Tanto ela quanto a criança tiveram vômito e diarreia depois de comer.

“Nós comemos tudo, estava gostoso. Eu comi quatro pedacinhos [de bolo], meu neto comeu só um. Quando chegou em casa, meu neto começou a vomitar e ficar mole. Minha filha o levou ao hospital. Depois meu estômago começou a embrulhar. Deu dor de barriga, e fiquei passando mal sem saber o que era. Depois ouvi falar que todo mundo estava indo para a Santa Casa”, afirma.

Segundo o administrador da Santa Casa, Luciano Stroppa, o diagnóstico dos pacientes atendidos foi o mesmo.

As 120 pessoas que deram entrada no hospital com diarreia e vômito provavelmente tiveram intoxicação alimentar.

“Algumas pessoas disseram que sentiram um suco que foi servido azedo. Algumas disseram que foi o bolo. Assim que tomamos conhecimento do fato, acionamos a Vigilância Sanitária e nossa retaguarda para dar atendimento a todas as pessoas. O que ouvimos é que todos que tiveram esse problema estavam participando dessa mesma confraternização das mães”, diz.

Análise
O secretário municipal de Saúde de Pontal, Adib Damião, informou por telefone que a Vigilância Sanitária recolheu amostras do bolo e do suco servidos na creche e as enviou para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

De acordo com ele, o resultado dos exames deve sair nos próximos 30 dias.

 

fonte: G1

 

Anúncios

Publicado em 11 de maio de 2015, em Food Safety e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: