Consumo de carne mal passada causou surto de toxoplasmose no RS

images

O Ministério da Saúde divulgou o resultado de uma pesquisa sobre o surto de toxoplasmose que foi registrado em São Marcos, na Serra do Rio Grande do Sul, no início deste ano. Foram pelo menos 154 casos confirmados no município. As investigações apontaram o consumo de carne mal passada como a principal causa da contaminação.

Os casos de toxoplasmose ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro, principalmente entre pessoas de 20 e 39 anos. Ações de fiscalização da Vigilância Sanitária devem ser mantidas na cidade, nos estabelecimentos comerciais, assim como ações educativas do poder público sobre a legislação sanitária.

No início do ano, a Prefeitura de São Marcos suspeitava que pelo menos mil pessoas pudessem ter contraído a doença no município que tem cerca de 20 mil habitantes. A toxoplasmose é transmitida por água ou alimentos contaminados por fezes de gatos infectados.

fonte: G1

em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/04/consumo-de-carne-mal-passada-causou-surto-de-toxoplasmose-no-rs.html

Anúncios

Publicado em 17 de abril de 2015, em Food Safety, Microbiologia e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: