Consumidor deve estar alerta à venda de alimentos estragados

untitled

Escolher bem os alimentos que serão ingeridos é importante para garantir a saúde e o bem-estar da família. Mas não é raro acontecer de chegarem ao consumidor produtos estragados, mal-acondicionados ou adulterados, por exemplo.

Os alimentos considerados impróprios para o consumo são aqueles deteriorados, fraudados, com prazo de validade vencido ou em desacordo com as normas de fabricação. A empresária Chris Dantas, de 37 anos, vai ao supermercado uma vez por mês e frequentemente encontra problemas em alimentos.

A fiscal federal agropecuária, Consuelo Garrastazu, alerta para a importância de observar se os alimentos industrializados estão com o selo de inspeção.

A coordenadora institucional da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, orienta como escolher bem os produtos que serão levados à mesa.

Mas se apesar dos cuidados, algum alimento estragado ou com validade vencida for adquirido, a solução é denunciar a um órgão de fiscalização e exigir do estabelecimento a troca ou o dinheiro de volta, mediante apresentação da nota fiscal. Em caso de intoxicação alimentar, ferimentos ocasionados por embalagens ou outros danos físicos, o consumidor tem direito à indenização. É importante entrar em contato com a vigilância sanitária e apresentar, sempre que possível, laudo médico que ateste a ocorrência, além de comprovantes das despesas.

fonte: http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-03/consumor-deve-estar-alerta-venda-de-alimentos-estragados

 

Anúncios

Publicado em 20 de março de 2015, em Food Safety e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: