Professor da UFPE desenvolve aparelho eletrônico para medir concentração de álcool em bebidas

manual de usoUFPE  FINAL 2008

O professor Edval Santos, do Núcleo de Engenharia na Escala Nanométrica (nE2N) e do Departamento de Eletrônica e Sistemas do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), desenvolveu o Aparelho Eletrônico para Medição em Linha de Produção da Concentração de Álcool em Bebidas, que está em processo de patenteamento pela UFPE. Para a exploração da patente do aparelho, foi formalizada cooperação com a Universidad de San Martin (Peru), devido ao interesse daquela instituição em utilizar a patente na produção industrial de pisco, bebida tradicional do país.

Segundo o docente, essa patente de invenção apresenta uma técnica que utiliza sinais de radiofrequência de baixa potência para medir a concentração de álcool em bebidas.

O equipamento pode ser facilmente conectado a uma interface de processamento digital e um sistema de comunicação, oferecendo grande flexibilidade.

“Trata-se de uma estratégia com boa exatidão e baixo custo que pode ser utilizada pelos pequenos produtores e instalada em linha com a produção”, afirma Edval Santos.

O pesquisador explica que a medição da concentração de álcool em bebidas é um problema de proteção ao consumidor e de saúde pública.

Tradicionalmente, a concentração de álcool pode ser obtida, medindo-se a concentração de açúcar antes do processo de fermentação/destilação e utilizando as tabelas de medição de álcool como Brix, Balling, Plato e, mais recentemente, a fração de massa como determinado pela International Commission for Uniform Methods of Sugar Analysis (ICUMSA), para estimar o álcool potencial.

Outra possibilidade é realizar a medida direta da concentração após o processo de fermentação/destilação.

Entre as diversas técnicas utilizadas, pode-se mencionar: hidrômetro, picnômetro, tubo-U oscilante, refratômetro, FTIR, NIR, microbalança a quarto.

Dependendo da técnica escolhida pode haver limitações. Os motivos são vários: a exigência de equipe especializada, o fato de não ser em linha com a produção, não ter uma interface eletrônica adequada ou por ser cara.

Isso faz com que muitos produtores, especialmente os pequenos, não utilizem uma técnica adequada de medição.

PATENTEAMENTO – O pedido de patente de numeração 81, numeração da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine-UFPE), ou “BR 13 2012 013280 9”, numeração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) foi depositado junto ao instituto em junho de 2012. Em 2013, foi requerido o pedido de patente internacional (PCT) para este trabalho.

O PCT (traduzido para Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes) é um acordo internacional, aceito e vigente em vários países, que abre a perspectiva dos mercados internacionais para um determinado pedido de patente.

Possibilitando que o trabalho em questão esteja verdadeiramente protegido em outros países, além do Brasil, e, paralelamente, possa ser explorado, comercializado ou licenciado.

Atualmente, o pedido segue em situação regular junto ao INPI e um exame técnico do pedido será solicitado até junho deste ano.

O resultado deverá sair em 2016. Este exame realiza uma espécie de análise de mérito sobre o pedido; caso seja deferido, avança-se em direção à Carta-Patente.

Por já decorrer mais de 18 meses da data de depósito do pedido, o mesmo não se encontra mais em período de sigilo, ou seja, qualquer pessoa, de posse da numeração INPI do pedido, pode acessar o site do INPI e encontrar a íntegra da redação da pesquisa do professor Edval Santos.

Mais informações
Departamento de Eletrônica e Sistemas (CTG)
Professor Edval Santos
(81) 2126.8214

edval@ee.ufpe.br

fonte: http://estudante.ufpe.br/2015/02/27/professor-da-ufpe-desenvolve-aparelho-eletronico-para-medir-concentracao-de-alcool-em-bebidas/

 

Anúncios

Publicado em 7 de março de 2015, em Food Safety e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: