Direito do consumidor Fabricantes de sucos terão de mostrar na embalagem o porcentual de polpa

SUCO-DE-LARANJA-3--size-1406

A partir de 12 de dezembro as fabricantes de bebidas não alcóolicas serão obrigadas a informar a porcentagem de cada ingrediente nos rótulos de seus produtos, de acordo com as novas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O objetivo é mostrar para o consumidor a quantidade de suco de fruta, suco vegetal ou polpa de fruta presente nas bebidas – o suco de fruta corresponde à bebida produzida exclusivamente a partir da fruta; o suco vegetal é produzido a partir da fruta e de outros alimentos; e a polpa corresponde à parte carnosa da fruta, que, uma vez diluída, dá origem ao suco.

Em reportagem do jornal O Globo, o chefe da Divisão de Bebidas do Mapa, Marlos Vicenzi, destaca a importância da fiscalização das fabricantes.

Ele afirma que ainda não há um levantamento para mostrar quantas empresas se adequaram às novas exigências, mas a fiscalização estadual indica que muitas têm modificado seus rótulos.

“Essa exigência vai ser enquadrada na nossa rotina de fiscalização. Além disso, a gente está estudando a possibilidade de criar uma força-tarefa para fiscalizar os rótulos de bebidas.

Quando a gente verifica irregularidade, lavra auto de infração. A depender da irregularidade, além de multa pode haver fechamento do estabelecimento, destruição do rótulo.”

Atendendo a um pedido dos produtores de fruta, as fabricantes também serão obrigadas a aumentar a quantidade mínima de suco nos néctares de uva e de laranja.

O porcentual subirá de 30% para 40% a partir de 31 de janeiro de 2015 e de 40% para 50% a partir de 31 de janeiro de 2016.

Vicenzi acrescenta que as medidas serão discutidas com as empresas e os fruticultores e acompanhadas por órgãos de defesa do consumidor.

fonte: Veja

em: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/fabricantes-de-sucos-terao-de-mostrar-na-embalagem-o-porcentual-de-polpa

 

Anúncios

Publicado em 5 de janeiro de 2015, em Food Safety e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: