Angola proíbe importação de frango de marca belga após alerta de salmonela

6523406_770x433_acf_cropped-770x433

Angola proibiu a importação de frango cru congelado de uma marca belga após alerta da Direção-Geral de Saúde e Consumidores da União Europeia para a contaminação por salmonelas.

De acordo com um despacho do ministro da Agricultura, Afonso Canga, a que a Lusa teve hoje acesso, a medida aplica-se à marca Pulvera e terá um caráter “temporário”.

É justificada por se tratar de uma “situação de alto risco para a saúde dos consumidores”.

“Havendo necessidade de se interditar a entrada do referido produto no país, por forma a proteger a saúde dos consumidores”, lê-se ainda no mesmo despacho.

O Instituto dos Serviços de Veterinária (ISV) angolano ordenou a 01 de outubro a retirada do mercado de dois lotes de frango congelado provenientes da Bélgica que acusaram presença de salmonelas.

Segundo uma nota enviada na altura à Lusa pelo Ministério da Agricultura, o ISV foi notificado a 12 de setembro por um alerta da Direção-Geral de Saúde e Consumidores da União Europeia para a “contaminação por ‘Salmonella Enteritidis’ em frangos crus congelados”.

Recordando o “risco que a salmonelose representa para a saúde pública”, o ISV determinou na altura a retirada do mercado – e respetiva destruição – dos dois lotes identificados.

De forma a cumprir a proibição de importação deste produto, o despacho agora publicado determina que as estruturas do Estado vocacionadas para o efeito “devem intensificar as medidas de policiamento e controlo sanitário em todos os portos, aeroportos, postos fronteiriços e estabelecimentos comerciais”.

fonte: http://observador.pt/2015/01/02/angola-proibe-importacao-de-frango-de-marca-belga-apos-alerta-de-salmonelas/

Anúncios

Publicado em 2 de janeiro de 2015, em Food Safety, Microbiologia e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: