Pesquisadora transforma óleos de frutas brasileiras em matérias-primas

20141226223545323577i

 

Por conterem uma série de substâncias benéficas ao organismo humano, muitos frutos da Amazônia são utilizados não só na alimentação, mas também nas áreas médica e cosmética.

Buscando ressaltar ainda mais os efeitos positivos desses produtos, uma pesquisadora brasileira vem se dedicando a criar, a partir de óleos dos vegetais, fórmulas capazes de combater diferentes micro-organismos nocivos ao homem.

Para a especialista, essas receitas podem se tornar matéria-prima para diversos produtos na indústria brasileira.

 

A estratégia adotada por Paula Speranza, pesquisadora de pós-doutorado em engenharia de alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começa com a união das propriedades de diferentes frutos.

“Usamos dois óleos, que, ao se fundirem, criam uma mistura que possui mais qualidade, um produto melhor em propriedades fisioquímicas”, explica a especialista.

Para sua tese, Speranza realizou duas misturas: óleo de buriti com gordura de murumuru, e óleo de patauá com estearina de palma.

Os líquidos que foram fornecidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) ainda tiveram propriedades e características físicas modificadas com enzimas produzidas pela pesquisadora, por meio de um processo chamado de interesterificação enzimática.

“O mais difícil desse processo é criar enzimas que consigam fazer essa modificação. Essa técnica já é antiga, mas as enzimas são novas e não é fácil criá-las de forma que atuem na fermentação (dos compostos)”, esclarece.

Esses componentes são fundamentais para iniciar as reações químicas que levam à modificação biotecnológica dos óleos, ampliando as propriedades antimicrobianas. “

Nós utilizamos a mistura dos óleos em emulsões e conseguimos observar um efeito bactericida contra diversos patógenos, como Bacillus cereus (bactéria que vive no solo) e Escherichia coli (bactéria que habita o intestino), algo que não conseguimos com os óleos não modificados”, destaca a autora.

 

fonte: Correio Braziliense

em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/12/27/interna_ciencia_saude,463660/pesquisadora-transforma-oleos-de-frutas-brasileiras-em-materias-primas.shtml

Anúncios

Publicado em 1 de janeiro de 2015, em Nutrição e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: