Vigilância fecha restaurante após 14 queixas de intoxicação em Piracicaba

Visa interditou o Monte Sul da Vila Rezende na noite de quinta-feira (18).
Pessoas passaram mal após comer anchovas; proprietário aguarda exames

montesul_vila_2

A Visa (Vigilância Sanitária) interditou o restaurante Monte Sul da Vila Rezende na noite de quinta-feira (18) em Piracicaba (SP) por suspeita de intoxicação alimentar, segundo nota divulgada pela Secretaria de Saúde. A medida foi tomada após o órgão ser informado por hospitais da cidade e pela Vigilância Epidemiológica de que 14 pessoas teriam sido atendidas após ingestão de anchovas no estabelecimento.

Durante a inspeção, os fiscais também constataram uma série de irregularidades, como licenca de funcionamento vencida. O proprietário do Monte Sul informou ao G1 que não há confirmação oficial de intoxicação, já que o alimento foi enviado à análise e o resultado ainda não saiu. Disse também que as medidas para regularização do restaurante já foram tomadas.

As anchovas foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em Campinas (SP), nesta sexta-feira (19). A data da divulgação do resultado não foi divulgada. Durante a inspeção, foram detectadas a ausência de limpeza e higienização das caixas d´água, além de problemas estruturais e na manipulação de alimentos, segundo a Prefeitura. A licença de funcionamento do local estava vencida há 11 meses.

A Visa aplicou dois autos de infração ao restaurante. A multa ao estabelecimento pode chegar a R$ 2 mil e depende do laudo que será emitido pelo IAL. A reabertura do restaurante está condicionada à regularização das pendências encontradas pela Visa.

Monte Sul
O dono do restaurante, Fabio Luiz Buttini, disse que é preciso aguardar o resultado das análises laboratoriais. “Até o momento, é apenas uma suspeita (de intoxicação alimentar). Tudo será esclarecido pelas autoridades competentes. Nossos peixes são de boa qualidade e têm certificados de procedência”, declarou.

Na porta do restaurante, há um aviso de que o local está fechado para reforma. Questionado sobre isso, Buttini esclareceu que se trata dos procedimentos de limpeza da caixa d´água, realizados nesta sexta-feira. Segundo ele, a higienização tinha sido realizada, anteriormente, em março de 2014. Quanto à licença de funcionamento, o dono do restaurante afirmou que já regularizou a situação.

Em nota, enviada na noite de sexta (19), o restaurante lamentou o fato e informou que prestou assistência aos clientes no momento em que teve conhecimento do ocorrido e retirou o material imediatamente. “O fato isolado, ocorrido na última quinta-feira, é excepcional em nossos 14 anos de operação no mercado gastronômico na cidade de Piracicaba”.

fonte: G1

em: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/12/vigilancia-fecha-restaurante-apos-14-queixas-de-intoxicacao-em-piracicaba.html

Anúncios

Publicado em 23 de dezembro de 2014, em Food Safety, Legislação e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: