Toxina causa novas interdições no cultivo de ostras e mexilhões no litoral de SC

2658190835

O Litoral de Santa Catarina permanece com oito localidades interditadas devido à presença de toxina diarréica (DSP) nas áreas de cultivos de ostras e mexilhões. Exames laboratoriais detectaram a presença da DSP nos cultivos ou nas proximidades de Praia Alegre, em Penha; Laranjeiras, em Balneário Camboriú; Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas; Canto dos Ganchos, Calheiros e Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos; e Ponta do Papagaio, em Palhoça. Desta forma fica proibida a retirada, a comercialização e o consumo de moluscos bivalves destas áreas, já que as toxinas podem gerar um quadro de intoxicação alimentar nos consumidores.

A toxina diarréica é produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água, chamadas de Dinophysis. A presença delas é conhecida em Santa Catarina e por isso os níveis da toxina são regularmente monitorados pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) no Litoral.

Os últimos episódios de excesso de DSP no estado foram verificados em 2007 e 2008. Desde agosto deste ano que a presença da toxina é observada no Litoral catarinense. Uma das explicações para o fenômeno são as condições ambientais favoráveis para a proliferação dessas algas: maior incidência solar, pouca agitação marinha e baixa salinidade da água do mar.

Novas coletas de ostras e mexilhões serão realizadas para monitoramento das áreas de produção e os resultados destas análises definirão a liberação ou a continuidade da interdição das áreas afetadas. A análise do material coletado é feita pelo Laboratório de Estudos sobre Algas Nocivas e Ficotoxinas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

fonte: http://www.adjorisc.com.br/saude/toxina-causa-novas-interdic-es-no-cultivo-de-ostras-e-mexilh-es-no-litoral-de-sc-1.1521395#.VIwUGOl0xo4

Anúncios

Publicado em 4 de dezembro de 2014, em Food Safety e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: