Ministério Público irá apurar denúncias de morte por salmonela

6a25d1d2473b8f9e01297df898535dbe

 

Como milhares de populares apaixonados por rodeio, Silvio Bernardo, 68 anos, também foi prestigiar a Festa do Peão de Boiadeiro de Cravinhos, que teve início na quarta-feira (22/10).

Após deixar o recinto, quando retornava para sua casa, decidiu comprar um sanduíche de pernil de um ambulante.

Segundo informações de testemunhas além do pernil também havia maionese, ovo e outros ingredientes no mesmo.
Ao chegar a sua casa comeu o lanche, dormiu e no dia seguinte acordou passando mal.

Inicialmente se negou, aos familiares, a procurar ajuda médica, entretanto a situação foi piorando e a família conseguiu lhe convencer de ir até a Santa Casa de Cravinhos.

Quando chegou ao local, passou pelo médico, que imediatamente avisou a todos que o aposentado necessitava de ser internado no Hospital das Clínicas – Unidade de Emergência.
“Ele passou pelo médico, em Cravinhos, foi medicado e o mesmo disse que ele estava com virose, recebendo a receita de medicamentos. Também tomou soro e foi liberado.

No dia seguinte, 26 de outubro (domingo), Silvio acordou e defecou sangue e todos ficamos preocupados e retornamos ao Pronto Socorro Municipal, quando ele foi encaminhado para o Hospital das Clínicas”, explica o filho de Silvio Bernardo, Cristiano Costa.
Com o passar dos dias e a não recuperação do mesmo foi descoberto que ele estava infectado pela bactéria salmonela, que é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos, em especial maionese, ovos e carne de porco.

Após 12 dias internados o aposentado não resistiu e faleceu.
A família ficou muito revoltada com a situação, pois acredita a Vigilância Sanitária do município de Cravinhos não ter tomado as providências necessárias para ir atrás do vendedor do lanche de pernil.
“Alguém terá que pagar pela morte de meu pai. Não vamos admitir que a falta de higiene tenha feito isso com ele, a Vigilância Sanitária deveria ter fiscalizado melhor, bem como nos fornecer o nome dos vendedores de pernil, já que todos pagaram uma taxa e tiveram alvará da Prefeitura para trabalharem no evento”, diz Cristiano Costa.
A secretária municipal da Saúde de Cravinhos, Roberta Ap. Meneghetti Brandão, afirma que a enterite (infecção do intestino delgado) por salmonela contribuiu para o óbito do paciente, entretanto não houve nenhuma notificação de intoxicação alimentar na região de Ribeirão Preto.
“Não houve nenhum notificação de casos de intoxicação por salmonela na região, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do Departamento Regional de Saúde, local que recebe todas as notificações dos hospitais e avisa aos municípios para que se faça a investigação. Realmente foi somente o caso isolado do Sr. Silvio Bernardo”, ressalta a secretária da Saúde.
A nossa reportagem teve, com exclusividade, a informação de que a Secretaria Municipal da Saúde de Cravinhos solicitou que o Ministério Público inicie um inquérito civil para apurar todas as denúncias quanto a esse caso.
“Já fizemos um levantamento de todas as passagens do Sr. Silvio Bernardo no pronto-atendimento, assim como de todas as fichas das pessoas que passaram em atendimento a partir do dia 22 de outubro, pois assim faremos uma auditoria que oportunamente será encaminhada ao Ministério Público, e também juntado ao processo cabível”, esclarece Roberta Brandão.

 

fonte: A Tribuna

em: http://www.atribunaregional.com.br/index.php?pg=exibir_noticia&id_noticia=17811

Anúncios

Publicado em 27 de novembro de 2014, em Food Safety, Microbiologia e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: