Anvisa interdita lote de peixe congelado Frescatto com mercúrio acima do permitido

postadecacao

RIO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente, por 90 dias, o lote J14-0107 do produto posta de peixe congelado – cação, 500g, marca Frescatto, de Duque de Caxias, e com validade até 15/12/2014. O lote com duas toneladas foi distribuído em Minas Gerais e não poderá ser vendido até a realização de novos testes.

De acordo com a reguladora, a interdição foi necessária em razão do resultado insatisfatório na análise de rotulagem e de contaminantes metálicos, onde foi constatado quantidade de mercúrio acima do limite máximo permitido, que é de 1,00 mg/kg, representando risco à saúde do consumidor.

A presença de mercúrio acima de certas concentrações no organismo humano causa sintomas neurológicos, como tremores, perda de memória, dificuldades motoras, de audição e visão, que se agravam conforme aumenta o acúmulo do elemento.

Os limites máximos de contaminantes inorgânicos em alimentos estão descritos na Resolução da Diretoria Colegiada 42/2013.

Procurada para comentar a questão, a Frescatto informou, por meio de nota, que está tomando “todos os procedimentos necessários para a retirada do lote do mercado”. Disse, ainda, que consumidores que têm o produto em casa podem entrar em contato com a empresa pelo 0800-333-3131 ou e-mail info@frescatto.com.

Esclareceu, também, que todo cação vendido pela empresa é importado de Taiwan e da espécie Prionace Glauca (Cação Azul) e só entra no Brasil mediante apresentação de certificado sanitário emitido pelo órgão regulador do país de origem, com emissão condicionada às normas do Codex Alimentarius – fórum internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Além disso, as análises de metais pesados são feitas periodicamente pelo programa de qualidade da empresa, e também pelo Ministério da Agricultura (Mapa). O resultado da análise feita em setembro de 2014 para a posta de cação Frescatto, pelo laboratório Food Intelligence, certificado pelo Mapa, foi de 0,59mg/Kg, dentro do permitido”.
fonte: O Globo
em : http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/anvisa-interdita-lote-de-peixe-congelado-frescatto-com-mercurio-acima-do-permitido-14456312#ixzz3KVHwYOt2

Anúncios

Publicado em 4 de novembro de 2014, em Contaminantes, Food Safety e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: