Angola ordena retirada de dois lotes de frango congelado da Bélgica

O Instituto dos Serviços de Veterinária (ISV) angolano ordenou hoje a retirada do mercado de dois lotes de frango congelado provenientes da Bélgica que acusaram presença de salmonelas, segundo nota enviada à Lusa pelo Ministério da Agricultura.

naom_529ad39830539

Na nota lê-se que o ISV foi notificado a 12 de setembro por um alerta proveniente da Direção-Geral de Saúde e Consumidores da União Europeia para a “contaminação por ‘Salmonella Enteritidis’ em frangos crus congelados”.

Este “alerta rápido” assinado hoje pelo Diretor Geral do instituto, António José, afeta dois lotes daquele produto da “marca/nome comercial Pluvera”, com o peso de 1,3 quilogramas, “provenientes da Bélgica”, produzidos a 12 de junho de 2014 e com data de caducidade de 31 de janeiro de 2016.

Recordando o “risco que a salmonelose representa para a saúde pública”, o ISV determinou a retirada do mercado, e destruição, dos dois lotes identificados.

“Os consumidores devem prestar atenção às referências dos lotes e às datas de produção e caducidade e proceder à sua destruição imediata caso os tenha adquirido”, lê-se na mesma informação.

A propósito deste alerta, o ISV diz que as estruturas do Estado vão intensificar as medidas de policiamento e controlo sanitário em todos os portos, aeroportos, postos fronteiriços e estabelecimentos comercias angolanos.

 

em: http://www.noticiasaominuto.com/mundo/284206/angola-ordena-retirada-de-dois-lotes-de-frango-congelado-da-belgica

Anúncios

Publicado em 5 de outubro de 2014, em Food Safety, Microbiologia e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: