Consumo regular de adoçantes artificiais pode causar diabetes

Cientistas descobriram que os produtos alteraram a composição dos micróbios intestinais, provocando alterações no metabolismo energético

adoçante provoca diabetes

Os adoçantes artificiais talvez não sejam a melhor opção ao açúcar. O consumo regular desses produtos pode aumentar o risco de desenvolvimento de intolerância à glicose, o primeiro estágio do diabetes. O alerta vem de estudiosos do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel. De acordo com o experimento, os animais alimentados com suplementos dietéticos à base de edulcorantes apresentaram alterações no metabolismo da energia possivelmente modulado pelos efeitos de adoçantes na composição e na função de micróbios intestinais.

Para chegar a essa conclusão, eles separaram camundongos em três grupos: um teve a água potável suplementada com glicose e adoçante (sacarina, aspartame ou sucralose), outro bebeu apenas água e o terceiro, água com açúcar. Após analisar os efeitos da dieta na flora intestinal dos bichos, a equipe descobriu que os adoçantes alteraram a composição dos micróbios intestinais, provocando alterações no metabolismo energético.

“Decidimos testar essa hipótese porque vários estudos já relacionaram alterações na microbiota intestinal com distúrbios metabólicos, como obesidade e diabete”, explicou Eran Segal, um dos coordenadores do estudo, durante coletiva de imprensa. Segundo Segal, boa parte desse produto não é digerida. Mas quando chega ao intestino, cheio de bactérias, pode “metabolizar coisas que o organismo humano não metaboliza”.

 

fonte: Correio Braziliense

em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/09/19/interna_ciencia_saude,447826/consumo-regular-de-adocantes-artificiais-pode-causar-diabetes.shtml

 

Anúncios

Publicado em 30 de setembro de 2014, em Nutrição e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: