Entenda o efeitos dos agrotóxicos para a saúde e saiba como evitá-los

untitled

 

O conceito de agrotóxico está relacionado a produtos químicos usados na agricultura para combater pestes, pragas e outras ameaças ao desenvolvimento das plantações. O problema dessas substâncias é que elas contaminam o ambiente, podem intoxicar os produtores que fazem sua aplicação e a população ao redor das regiões de cultivo, além de ficarem impregnados nos alimentos comercializados para o resto da população. Cada vez mais as pesquisas apontam para os prejuízos do consumo dos agrotóxicos e valorizam as opções de alimentos agroecológicos, produzidos de maneira mais saudável.

Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e pesquisadores apontam que este contexto tem relação direta com problemas na saúde da população e no meio ambiente. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva consolidou em 2012 um dossiê que indicava os impactos do alto consumo de agrotóxicos para o organismo. Os efeitos de modo geral são:

– para os agricultores e população do entorno: náuseas, fraqueza, convulsões, dificuldades respiratórias, dores de cabeça e confusão mental

– para os consumidores de alimentos intoxicados: câncer, doença de Parkinson, insônia, anemia, dermatites, alterações hormonais, problemas imunológicos, infertilidade, doenças no fígado e nos pulmões, entre outras.

A explicação é que as substâncias entram no organismo através do alimento e são distribuídas juntamente com os nutrientes por todo o corpo. Elas vão se acumulando nas células e tecidos, prejudicando a função inclusive dos órgãos e facilitando o desenvolvimento de doenças. O documento teve por objetivo informar e incentivar uma mudança no atual contexto de produção e comercialização de alimentos.

Dicas para reduzir a exposição aos agrotóxicos

– Prefira alimentos da época – elas recebem menos estímulo de substâncias químicas para se desenvolverem e chegarem até o mercado;

– Lave bem a superfície dos alimentos, com água corrente e deixe de molho em solução de água com vinagre;

– Escolha os produtos nacionais.

Rio de Janeiro terá mercado especializado em alimentos agroecológicos

Ainda este ano o Rio de Janeiro receberá seu primeiro mercado de produtos orgânicos dentro da Ceasa-RJ. Venda de alimentos orgânicos que já acontece em feiras pela cidade será reforçada por um pavilhão especializado, localizado na segunda maior central de abastecimento da América Latina.

— Este tipo de iniciativa certamente é uma vitória, já que contribui para a melhoria da saúde da vida da população que terá o acesso facilitado a alimentos mais saudáveis — diz o engenheiro Alan Tygel, membro da coordenação nacional da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

O Pavilhão Orgânico reunirá produtos orgânicos para venda no atacado e no varejo, vindos da regiões de agricultura do estado. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Bonifácio, reforçou a importância da criação do espaço como uma chance de diminuição nos preços dos orgânicos, estimulando a população a comprar mais estes produtos.

Mais sobre o combate aos agrotóxicos

Lançado em 2011, o documentário “O veneno está na mesa” foi dirigido por Silvio Tendler e alerta para o uso dos agrotóxicos na agricultura no país. O filme mostra que muitos dos venenos foram banidos em vários países e continuam sendo usados no Brasil. Com 50 minutos de duração, o filme faz um retrato sobre o contexto de ação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

 

fonte: O Globo

em: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/entenda-efeitos-dos-agrotoxicos-para-saude-saiba-como-evita-los-13779869

Anúncios

Publicado em 23 de setembro de 2014, em Agrotóxicos, Contaminantes, Food Safety e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: