Vigilância Sanitária alerta sobre consumo e venda de moluscos em Santa Catarina

16813199

O consumo e comércio de moluscos bivalves, como ostras, vieiras, mexilhõesberbigões, continuam proibidos em algumas localidades de Santa Catarina, sob suspeita de contaminação pela toxina diarréica (DPS).

Algumas localidades produtoras de moluscos já estão livres das toxinas e tiveram sua interdição revogada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A companhia, responsável pelo monitoramento, publicou relatório neste fim de semana em que afirma não ter sido detectada a presença de toxinas em dez áreas de cultivo do Estado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os locais são: Laranjeiras, em São Francisco do Sul, Laranjeiras, em Balneário Camboriú, Praia do Cedro e Ponta do Papagaio, no município de Palhoça, Freguesia do Ribeirão, Costeira do Ribeirão, Caieira da Barra do Sul, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.

— A Cidasc segue monitorando o Litoral com mais análises. Assim que houver um comunicado sobre a desinterdição das áreas, encaminharemos novas informações para as Regionais de Saúde, que deverão repassá-las aos municípios de sua abrangência  — explica a diretora da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS), Raquel Bittencourt.

Alerta sobre moluscos não-inspecionados

— Os moluscos bivalves não-inspecionados caracterizam-se por não garantir a rastreabilidade e sua procedência, não podendo ser comercializados. Por isso, devemos adotar medidas cautelares de apreensão e inutilização desses animais, conforme determina a legislação” — observa Bittencourt.

fonte: DC

em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/08/vigilancia-sanitaria-alerta-sobre-consumo-e-venda-de-moluscos-em-santa-catarina-4583123.html

 

Anúncios

Publicado em 20 de setembro de 2014, em Contaminantes e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: