Jornada de Vigilância Sanitária para estabelecimentos de alimentos em Bragança Paulista reuniu público diversificado

I-Jornada-de-Vigilância-Sanitária

Na última terça-feira, dia 26, 72 pessoas, entre funcionários e proprietários de supermercados, panificadoras, quitandas, restaurantes, hospitais, unidades de saúde, açougues, laticínios, hotéis e pesqueiros, participaram da I Jornada de Vigilância Sanitária para estabelecimentos de alimentos. O curso gratuito, promovido pela Prefeitura de Bragança Paulista, ocorreu no auditório do Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (Cisem) e contou com a presença do prefeito Fernão Dias, membros do Legislativo, além dos palestrantes que ministraram o curso.

Durante a abertura do treinamento, o prefeito Fernão Dias destacou o objetivo e compromisso da atual gestão, por meio da equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (VISA). “O papel dessa gestão não é punir, mas sim orientar e fiscalizar todos os estabelecimentos, sem exceção”, ressaltou.

A capacitação teve início com a Dra. Margarete Midori Okazaki, representante do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), que palestrou sobre a microbiologia de alimentos, quando foram abordados sobre os vários tipos de micróbios que contaminam alimentos e suas decorrências no corpo humano. Assuntos como armazenamento adequado e higiene também foram mencionados. O segundo palestrante, Dr. Ernane Silveira Rosas, representante do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, falou sobre a importância da legislação de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a VISA para garantir a qualidade dos alimentos consumidos pela população.

No período da tarde, mais dois palestrantes ministraram na capacitação. Representando a Associação Paulista de Supermercados (APAS), Alexandre Panovi Momesso discorreu sobre a importância da segurança alimentar nos estabelecimentos. O curso foi encerrado com a palestra da técnica da VISA, que falou sobre legislações gerais, código sanitário do estado de São Paulo e legislações específicas da área alimentícia, como a portaria estadual CVS 4/2011, que define procedimentos administrativos a serem adotados por equipes estaduais e municipais da vigilância sanitária no estado de São Paulo.

fonte: http://noticias.portalbraganca.com.br/saude/saude-%E2%80%8Bi-jornada-de-vigilancia-sanitaria-para-estabelecimentos-de-alimentos-em-braganca-paulista-reuniu-publico-diversificado.php

 

Anúncios

Publicado em 26 de agosto de 2014, em Food Safety e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: