Antibióticos naturais: os alimentos que previnem doenças e ajudam no fortalecimento imunológico

Os antibióticos são fármacos utilizados para o tratamento de infecções. A maioria das substâncias são artificiais, mas algumas são produzidas a partir de organismos vivos, como fungos e bactérias. Eles tem a função de destruir ou controlar o crescimento de organismos que podem causar infecções.

Porém, existem muitos alimentos que tem o poder de prevenir tais infecções. Por isso, bem melhor utilizá-los, para que a ingestão de antibióticos artificiais seja feita somente em casos de extrema necessidade.

Conheça alguns desses alimentos e suas funções:

Alho

vjdPP_a908aaea218dd4ddd65b045601a63589

 

O alho contém alicina e, segundo estudos, pode ser utilizado como antibactericida natural, além de proteger a comida, diz o microbiologista Xiaonan, autor de uma pesquisa realizada na Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos. Um derivado da alicina consegue romper o filme protetor da Campylobacter, que é conhecida por contaminar alimentos e provocar diarreia. A quantidade sugerida de alho por dia é de 600 mg, o que equivale a 1 dente de alho cru.

Cebola

 

DD5N3_ad2fcfc15e881e79150045968efa8c09

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostra que extratos de cebola conseguem inibir o crescimento de várias bactérias que causam intoxicação alimentar. A cebola tem duas propriedades antioxidantes. Elas são a quercetina (encontrada em maior quantidade na cebola roxa) e o campferol. É recomendado o uso da cebola para temperar carnes e vegetais. Também recomenda-se o uso em maioneses, já que são vulneráveis à contaminação. Ingerir uma cebola por dia é a recomendação.

Limão

w4OH5_3470edbdba4993634bd40131e41637a5

 

fonte: http://www.dm.com.br/texto/187502-antibioticos-naturais-os-alimentos-que-previnem-doencas-e-ajudam-no-fortalecimento-imunologico-

 

Anúncios

Publicado em 12 de agosto de 2014, em Nutrição. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: