Ponto de vista: Segurança de alimentos

Uma ação de extensão da Universidade Federal Fluminense denominada “Projeto de Extensão Universitária em Segurança de Alimentos” vem periodicamente disponibilizando, de forma gratuita para a sociedade em geral, cursos de noções básicas de higiene e segurança na manipulação de alimentos. Os cursos são ministrados por acadêmicos bolsistas treinados e habilitados para desenvolver no público-alvo as noções de higiene na manipulação dos alimentos, assim como dar muitas dicas para produzir alimentos seguros e saudáveis. A ação teve início há quatro anos como resultado de minha preocupação, enquanto coordenador dos cursos, com os índices de intoxicação alimentar que segundo os órgãos de saúde acontecem em sua maioria no ambiente doméstico.

Considerando que a universidade goza de respeito e confiança pela sociedade e que os órgãos de saúde pública têm dificuldade de atingir o público doméstico, resolvi  apresentar a ação à apreciação da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, que abraçou e apoiou a ideia.

Cerca de 48% das intoxicações alimentares no Brasil ocorrem no ambiente doméstico, ou seja, na nossa própria casa e a ação desenvolvida na universidade vem sendo uma ferramenta de apoio para a educação sanitária da população, cuja responsabilidade é dos órgãos de vigilância e fiscalização sanitária. Os cursos são direcionados principalmente para manipuladores de alimentos, tais como donas de casa e empregadas domésticas, mas atende também profissionais que atuam em cozinhas de restaurantes, bares e lanchonetes, profissionais da produção da merenda escolar, de cantinas, refeitórios e indústrias de alimentos, incluindo também profissionais e graduandos de Medicina Veterinária, Nutrição, Farmácia e público afeto à gastronomia.

O projeto inclui a realização de oficinas para crianças, buscando despertar no público mais jovem, as noções sobre a guarda segura de alimentos em geladeiras e atentar para os cuidados gerais para evitar doenças. Além disso, é mantido um site (www.uff.br/visa) com vários materiais educativos. O objetivo é contribuir com a saúde pública de forma geral e indiscriminada, baseando-se em atividades de fácil acesso ao público e sempre gratuitas.

As inscrições para o curso poderão ser feitas na secretaria do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, na Rua Hernani Mello, 101, Centro.

 

Ismar Araújo de Moraes, Professor de Veterinária da UFF e Conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ)

 

Fonte: O FLUMINENSE

 

em:http://www.ofluminense.com.br/editorias/opiniao/ponto-de-vista-seguranca-de-alimentos

Anúncios

Publicado em 27 de julho de 2014, em Food Safety. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: