Palavras em rótulos enganam consumidores

 

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HOUSTON – Embalagens de alimentos e bebidas que trazem em seus rótulos palavras e expressões associadas à saúde, como “antioxidante”, “sem glúten”, “integral” ou “orgânico”, enganam os consumidores ao fazê-los crer que que tais produtos são benéficos quando, na verdade, muitas vezes são prejudiciais. O alerta é da Universidade de Houston, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, esse marketing nada saudável e a incapacidade dos consumidores para entender as tabelas com informações nutricionais obrigatórias nas embalagens contribuem para a epidemia de obesidade que atinge os EUA e outros países.

– Dizer que a Cherry 7-Up (refrigerante sabor cereja popular nos EUA) contém antioxidantes é uma enganação – acusa Temple Northup, professor de comunicação da universidade e principal autor do estudo. – Os marqueteiros estão explorando os desejos dos consumidores de serem mais saudáveis vendendo produtos como benéficos quando, na verdade, não o são. Palavras como “orgânico”, “antioxidante”, “natural” ou “sem glúten” subentendem algum tipo de benefício para a saúde, mas, quando as pessoas param para pensar, elas devem ver que não há nada de saudável em uma Cherry 7-Up Antioxidante, entupida de xarope de frutose e açúcar.

No estudo, Northup primeiro pediu a 318 voluntários que avaliassem o quão saudável era um produto a partir de imagens de seus rótulos, exibidas com e sem as palavras enganadoras, removidas digitalmente. Apesar de serem exatamente os mesmos produtos, os voluntários consistentemente escolheram os que tinham as expressões ligadas à saúde como os mais saudáveis. Depois, Northup pediu que os voluntários escolhessem o mais saudável entre dois produtos com base apenas nas tabelas nutricionais das suas embalagens:

– Mostramos que as pessoas também não são muito boas em ler as tabelas nutricionais, mesmo quando estavam escolhendo entre salmão e carne enlatada, já que cerca de 20% escolheram a lata como a opção mais saudável.

Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/palavras-em-rotulos-enganam-consumidores-12865204#ixzz38ZJTlOKe

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Publicado em 24 de julho de 2014, em Food Safety e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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