Estudo afirma que uso de pesticidas prejudica aves

Hirundo-rustica-size-598Um novo estudo mostrou que o uso de pesticidas neonicotinoides, apontados por pesquisas recentes como prejudiciais a abelhas e outros polinizadores, afeta também populações de aves. O trabalho, realizado por cientistas holandeses, foi publicado na quarta-feira na revista Nature

Os pesquisadores estudaram quinze espécies de pássaros na Holanda e concluíram que sua população reduziu até 3,5% anualmente entre 2003 a 2010. Essa diminuição foi relacionada às altas concentrações de imidacloprida, um composto da família química dos neonicotinoides, na água da região analisada.

Segundo os autores, ao eliminar os insetos — fonte de alimento crucial na época da reprodução das aves —, o pesticida afetou a capacidade das aves de procriar. “Nossos resultados sugerem que o impacto dos neonicotinoides no ambiente natural é mais substancial do que foi reportado no passado”, escrevem no artigo. “A legislação futura deveria levar em conta os efeitos em cascata potenciais dos neonicotinoides nos ecossistemas.”

 

fonte: Veja

em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/estudo-afirma-que-uso-de-pesticidas-prejudica-aves

 

Anúncios

Publicado em 13 de julho de 2014, em Agrotóxicos, Food Safety e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: