FDA divulga avanços em estratégia para reduzir uso de antibióticos

 

A Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos  divulgou hoje a primeira atualização semestral  e os avanços do plano de ação que prevê a retirada gradativa  — e voluntária — do mercado de antibióticos com a finalidade de estimular o crescimento de animais criados para abate e  produção de carnes e leite. Em seis meses, 31 produtos foram retirados voluntariamente do mercado americano pelas empresas. O plano de ação pretende limitar o uso de um total de 283 medicamentos.

 

De acordo com a FDA, todas as empresas veterinárias envolvidas com os medicamentos em questão aceitaram o proposta do órgão de alterar radicalmente o modo de uso dos antibióticos até dezembro de 2016. O órgão lançou seu planto de ação no ano passado. Ao todo, 26 fabricantes concordaram em participar do plano de ação da FDA. Entre essas empresas estão  veterinárias como Zoetis, Elanco, Bayer, Merial, entre outras.

 

Nos primeiros seis meses de validade do plano de ação, 31 empresas já retiraram voluntariamente seus produtos do mercado dos Estados Unidos. Nessa lista, constam produtos de Zoetis, Phibro, Pennfield, Huvepharma, Micro Beef Technologies, Virbac, Ridley USA, ADM Alliance Nutrition, Cross Vetpharm e Elanco.

 

A FDA defende que o uso desses medicamentos fique restrito a casos em que há prescrição veterinária — quando o animal estiver  doente.  Atualmente, o uso de desses antibióticos é associado à promoção de crescimento de aves, suínos e bovinos. A FDA  já demonstrou preocupação com os surtos de bactérias resistentes a antibióticos, devido ao uso indiscriminado desses produtos na criação de animais de produção.

Fonte:  Valor

Anúncios

Publicado em 3 de julho de 2014, em Microbiologia e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: