Cerca de 40 voluntários da Fifa sofrem intoxicação alimentar em Brasília

fifa

 

Cerca de 40 voluntários da Fifa em Brasília passaram mal no último sábado (14), um dia antes do jogo entre Equador e Suiça, no Estádio Mané Garrincha. De acordo com comunicado divulgado pela Vigilância Sanitária do Distrito Federal nesta terça-feira (17), o fato ocorreu após os voluntários consumirem refeições supercongeladas fornecidas pela organização da Copa.

A refeição era composta de compostas de arroz, feijão, carne, frango e macarrão com molho branco, informou à Agência Brasil o gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária do Distrito Federal, André Godoy. “Os maiores suspeitos são a carne e o molho branco. Mas foi um problema pontual, já que não voltou a ocorrer no domingo e na segunda-feira)”, explicou. Pelo fato de as vítimas apresentarem dores abdominais, diarreia e vômito, sem febre, o diagnóstico foi de intoxicação bacteriana.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o caso de intoxicação alimentar em Brasília foi o único relacionado à organização da Copa do Mundo relatado até o momento.

Por causa dos relatos, a Vigilância Sanitária vistoriou o local no domingo e na segunda-feira e deve divulgar na quarta-feira um relatório final com as causas do problema. De acordo com balanço inicial, as instalações são adequadas e uma nutricionista acompanha a preparação dos alimentos. Em nota, a Fifa informou que o Comitê Organizador Local (COL) presta todo apoio necessário para que a Vigilância Sanitária possa apurar o que causou o mal-estar.

As refeições são fornecidas à Fifa pela empresa Sapore, com sede em Campinas, e passam por um processo de supercongelamento antes de serem enviadas em caminhões de São Paulo para as cidades-sede do Mundial. Os voluntários do evento não podem levar alimentos para o estádio. Eles têm o direito de fazer três refeições gratuitas no refeitório da FIFA e ganham também um vale-refeição no valor de R$ 20 por dia.

fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/cerca-de-40-voluntarios-da-fifa-sofrem-intoxicacao-alimentar-em-brasilia/?cHash=efcedb8bbe2586f36027d7e5a4817d89%5B

Anúncios

Publicado em 18 de junho de 2014, em Food Safety, Microbiologia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: