Marinar carne na cerveja pode reduzir efeitos prejudiciais de substâncias cancerígenas

16322271

Cientistas da Universidade do Porto, de Portugal, descobriram uma forma de unir a carne e a cerveja que pode ajudar a reduzir riscos para a saúde: quando usada para marinar a carne, a cerveja pode diminuir a formação de substâncias potencialmente prejudiciais das carnes grelhadas.

A pesquisa foi publicada no ACS ‘ Journal of Agricultural and Food Chemistry .

Os pesquisadores explicam que evidências anteriores mostram uma relação entre o consumo de carne grelhada e a alta incidência de câncer colorretal.

Quando a carne é preparada em temperaturas muito altas, como no churrasco, ela pode formar substâncias chamadas hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), consideradas cancerígenas e também encontradas na fumaça do cigarro e na exaustão do carro.

Marinar a carne em cerveja pode reduzir os níveis de algumas substâncias cancerígenas na carne cozida, mas pouco ainda se sabe sobre como isso pode acontecer.

Os pesquisadores marinaram carne de porco em três tipo de cerveja (pilser, pilser sem álcool e escura), e depois grelham a carne no carvão, em altas temperaturas.

A cerveja escura teve o efeito mais forte, reduzindo em mais da metade os níveis de oito hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

“Assim, a ingestão de carne marinada em cerveja pode ser uma estratégia para adequar os níveis de PAH”, disseram os pesquisadores no texto do estudo.

fonte: Zero Hora

em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2014/03/marinar-carne-na-cerveja-pode-reduzir-seus-efeitos-prejudiciais-4457071.html

Anúncios

Publicado em 3 de abril de 2014, em Contaminantes, Food Safety, Nutrição e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: