Rotulagem é motivo de batalha acalorada

rotulo_milho_transgenico

Na acalorada batalha que se trava nos EUA em torno da rotulagem obrigatória de alimentos que contêm ingredientes transgênicos, as grandes empresas agrícolas e de alimentos conseguiram até agora sair vitoriosas em plebiscitos em dois Estados do país – Washington e Califórnia.

Connecticut e Maine aprovaram legislações prevendo rotulagem no ano passado, enquanto outros Estados ainda precisam referendar sua própria legislação para que a regulamentação entre em vigor.

Entre os defensores da rotulagem estão críticos radicais aos transgênicos e defensores do direito do consumidor de saber o que os alimentos que consomem contêm.

Eles destacam o poder financeiro dos que defendem o “não” – e são, portanto, contra a rotulagem -, que gastaram mais de US$ 45 milhões para derrotar a proposta da rotulagem no plebiscito da Califórnia em 2012 e outros US$ 22 milhões no de Washington no último mês de novembro.

Multinacionais de biotecnologia como Monsanto, DuPont e Dow dizem que a rotulagem é uma tática dos críticos que querem estigmatizar os alimentos transgênicos, enquanto indústrias de alimentos reclamam dos custos necessários para a rotulagem.

 

Nesse contento, as alas pró e contra a rotulagem se preparam para a próxima fase do debate.

O Centro de Segurança Alimentar dos EUA, contrário aos transgênicos, prevê que mais de 30 dos 50 Estados americanos adotarão a rotulagem em 2014.

Já a Grocery Manufacturers Association, que representa produtoras de alimentos embalados, e 30 outros grupos de alimentos e do agronegócio fazem lobby por uma legislação federal que autorize a rotulagem facultativa e para barrar novas votações estaduais.

Fonte:  Valor Econômico

em: http://www.aviculturaindustrial.com.br/noticia/rotulagem-e-motivo-de-batalha-acalorada/20140305095114_T_779

Anúncios

Publicado em 28 de março de 2014, em Legislação, OGM e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: