Vigilância Sanitária orienta para prevenção de intoxicação alimentar

img_7090

Com a temporada de verão, torna-se comum o hábito de fazer refeições fora de casa, principalmente quem está de férias e quer aproveitar cada momento das horas de lazer.

Por isso, o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e Saneamento alerta a comunidade sobre a intoxicação alimentar nessa época.

As pessoas devem ficar atentas à higiene, temperatura e, principalmente, aos alvarás sanitários do local onde é servida a alimentação.

De acordo com o fiscal de Saúde Pública, Luis Eduardo Borges de Melo, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, o trabalho de prevenção e orientação é realizado durante o ano inteiro.

“É permanente orientar a prática de limpeza e higiene dos alimentos e utensílios independente da temporada”.

As contaminações não aparecem somente na cozinha, “elas vêm de fora trazidas por alguém, geralmente por meio de mercadoria suja ou até a própria pessoa ao chegar da rua. Por isso é importante que a pessoa que manuseia os alimentos mantenha o uniforme no local e troque de roupa assim que chegar”, explica.

Para minimizar os riscos, conforme a Secretaria de Saúde do Estado, os comerciantes de barracas ou ambulantes devem ser licenciados e seguir os padrões sanitários.

Além disso, quem quiser levar lanche feito de casa deve optar por alimentos leves acompanhados por ingredientes que não estragam com facilidade e que possam permanecer fora da geladeira.

fonte: G1

em: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/verao/2014/noticia/2014/01/vigilancia-sanitaria-orienta-para-prevencao-de-intoxicacao-alimentar.html

 

Anúncios

Publicado em 2 de fevereiro de 2014, em Food Safety e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: