Qual devo consumir: LEITE INTEGRAL, SEMI-DESNATADO OU DESNATADO?

 

leite-emagrece

Muito se discute sobre qual tipo de leite se deve tomar quando o assunto é emagrecimento ou redução no consumo de calorias.

Mas você sabe qual a diferença entre o leite integral, semi-desnatado e desnatado?

Quais os benefícios  de cada um?

A classificação que diferencia estes tipos de leite é feita por meio do teor de gordura presente em sua composição nutricional.

Leite integral contém integralmente a gordura naturalmente presente no leite, sendo um teor mínimo de 3% de gordura. Já os leites semi-desnatado e desnatado apresentam redução na quantidade de gordura.

O leite semi desnatado apresenta teor de gordura entre 0,6 e 2,9%.

Já o leite desnatado deve apresentar um teor máximo de 0,5% de gordura em sua composição.

Em termos de calorias, a figura abaixo demonstra a quantidade presente em uma porção de 200 ml:

Captura de Tela 2013-07-14 às 16.34.18

Como você pode observar, um copo de 200 mL de leite desnatado apresenta quase metade das calorias presentes na mesma quantidade de leite integral.

Desta forma, quando o assunto é reduzir o consumo de gorduras ou de calorias, o leite mais indicado pelos profissionais de saúde tem sido o desnatado.

A redução de pequenas calorias ao longo do dia, da semana e do ano resulta em efeitos benéficos sobre a redução de peso, desde que não haja a compensação alimentar por meio do consumo de outros alimentos ricos em calorias, gorduras e açúcares.

Exatamente esta questão é levantada por estudiosos renomados na área de nutrição da Universidade de Harvard.

De fato, o emagrecimento não se deve ao fato per si do consumo de leite desnatado, e sim da combinação de uma redução no consumo de calorias totais ao longo do dia com um estilo de vida mais saudável, que inclui nutrição adequada e exercício físico regular.

Estes pesquisadores ainda ressaltam que há realmente poucos dados que embasem a idéia de que o leite com baixo teor de gordura conduz a melhores resultados sobre a  saúde do que o leite integral.

Alguns pontos devem ser refletidos na hora da escolha do tipo de leite a ser consumido, levando em consideração se o seu foco é o emagrecimento ou alguma outra condição na sua saúde:

– O consumo de leite desnatado ou com baixo teor de gordura pode não induzir a sensação de saciedade como o integral, devido principalmente a redução no teor de gordura.

Desta forma, pode ser que haja a compensação no consumo de calorias por meio de outros alimentos.

De fato, esta observação já foi comprovada cientificamente.

Mas o mais importante é que você observe como sua sensação de fome/saciedade se comporta ao substituir o leite integral pelo desnatado, pois cada pessoa reage de uma forma.

– Se ao substituir o leite integral pelo desnatado, você perceber que está sentindo mais fome e fazendo escolhas de alimentos com quantidades elevadas de carboidratos e gorduras, é momento de refletir.

Talvez as calorias reduzidas com o leite desnatado esteja sendo compensada por estas escolhas mais calóricas.

Observe!!!

– O leite integral apresenta maior quantidade de gordura saturada, desta forma exerce influência sobre o aumento das concentrações sanguíneas de triglicérides e colesterol.

Desta forma, caso você tenha hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia, a opção de leite desnatado deve ser escolhida.

– Embora alguns profissionais orientem o consumo de leites aromatizados como forma de facilitar o consumo de leite pelas crianças principalmente, preste atenção nas quantidades de calorias ofertadas por este alimento.

É comum que alguns apresentem quantidades elevadas de açúcar.

Sendo assim, não irão favorecer a redução de peso, principalmente se as calorias forem elevadas.

Enfim, ao optar pelo tipo de leite a ser consumido, você precisa observar aquele que te dá mais saciedade, se você apresenta alguma alteração nas concentrações de gordura no sangue, ou se ao consumir o leite desnatado você compensa o consumo de calorias por outras fontes alimentares, por exemplo com alimentos mais ricos em gorduras e carboidratos.

É importante que o seu nutricionista faça uma avaliação minuciosa de sua alimentação como forma de favorecer que seus objetivos de saúde sejam alcançados.

E lembre-se sempre que a redução de peso é obtida pela combinação de uma reeducação alimentar aliada ao exercício físico regular!

fonte: Band

em: http://kilorias.band.uol.com.br/2013/07/qual-devo-consumir-leite-integral-semi-desnatado-ou-desnatado/

 

Anúncios

Publicado em 10 de janeiro de 2014, em Nutrição e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: