Escândalos de segurança alimentar que abalaram o mundo

findus

O escândalo de cavalo na Europa em 2013 passou de notícias de que vestígios de carne de cavalo foram encontrados em hambúrgueres da Irlanda para um recall de 10 milhões de hambúrgueres no Reino Unido.

Desde o recall, mais produtos cárneos foram descobertos por conter carne de cavalo, alguns feitos com quase 100 por cento de cavalo .

Como resultado , as plantas foram fechadas e as tensões entre os vários países europeus envolvidos no escândalo se elevaram.

O escândalo de cavalo é uma questão de segurança alimentar, não porque as pessoas estão ficando doentes , mas sim porque as pessoas estão esperando um produto e  recebem outro.

É uma questão de qualidade dos alimentos  e um exemplo poderoso de como a cadeia global de alimentos é  complicada e confusa.

Enquanto a segurança alimentar é um tema que dá muitas  manchetes – há  recalls de alimentos  acontecendo em os EUA  semanalmente – raramente  vira um tema  de segurança alimentar global.

Além de carne de cavalo, aqui estão cinco outros recentes escândalos de segurança alimentar que abalaram o mundo :

1) Europa: Carne de cavalo em produtos de carne bovina

slide_281086_2110777_free
O escândalo de cavalo  interrompeu a cadeia alimentar de forma decisiva em toda a Europa. Carne de Cavalo foi encontrada em vários produtos de carne vendidos na Europa que vão desde hambúrgueres a lasanha congelada. Prisões foram feitas, alegou-se inocência, o que    resultou muita agitação e conversas sobre segurança alimentar global.

2) China:  Leite contaminado

slide_281086_2110780_free

A China tem apresentado uma  série de problemas com o leite contaminado nos últimos anos. O escândalo veio à tona em 2008, quando pelo menos seis crianças morreram depois de consumir leite que continha melamina, um produto químico industrial que causa pedras nos rins em crianças.

Transparência foi um grande problema neste escândalo, já que foi descoberto que as autoridades investigaram uma indústria de laticínios  durante um ano antes de ir a público com as informações sobre os produtos contaminados.

3) Reino Unido:  Vaca Louca

slide_281086_2110853_free

A Doença da Vaca Louca foi descoberta pela primeira vez em meados da década de 1980 no Reino Unido.

Causou estragos na indústria de carne bovina e  pelo menos 80 mortes.

Houve alguns incidentes de doença da vaca louca em os EUA em um passado recente (ano passado).

Os efeitos da Vaca Louca ainda estão presentes – qualquer um que passou pelo menos três meses no Reino Unido entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de dezembro de 1996 não pode  doar sangue.

4)  EUA: Lodo Rosa

slide_281086_2110854_free

O  termo Lodo rosa literalmente pegou fogo  e  levou ao fechamento de  várias fábricas de processamento de carne.

Tudo começou quando Chef Jamie Oliver trouxe o termo à luz – lodo rosa é referido como aditivo de carne controverso feito de sobras de peças de carne tratadas com hidróxido de amônio para torná-los seguros e, pelo menos  semi-palatável.

Enquanto o aditivo pode ter sido considerado suficientemente seguro para o consumo (embora não em todos apetitoso), medo de fraude juntamente com a desconfiança da indústria de carne bovina levou a um protesto em massa, bem como o encerramento de três plantas.

5)  Europa: Brotos com E. Coli

slide_281086_2111035_free

Em 2011, mais de 30 pessoas morreram e cerca de 3.000 pessoas ficaram doentes a partir de brotos que continham E. coli.

Este foi o mais mortal surto de E. coli do mundo.

As pessoas, em mais de uma dúzia de países ficaram doentes antes dos brotos foram eventualmente ligada a uma fazenda alemã.

6)  EUA: Melão com Listeria

slide_281086_2112882_free

Em 2011, o surto de listeria em melão foi apontada como o mais mortal relacionada com alimentos em mais de 10 anos nos Estados Unidos.

Trinta pessoas morreram e 146 ficaram doentes.

Em 2012, houve outro grande recall de  melão de uma outra fazenda.

A fazenda finalmente fechou suas portas, com a nota  “É apenas uma questão de tempo quando haverá outro surto em algum lugar.”

Fonte: Huffington Post

em: http://www.huffingtonpost.com/2013/02/15/food-safety-scandals_n_2694619.html#slide=2112882

Anúncios

Publicado em 1 de janeiro de 2014, em Contaminantes, Feed Safety, Food Safety, Legislação e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: