Saiba a maneira correta de armazenar os alimentos na geladeira

15822389

Armazenar corretamente os produtos é fundamental para a saúde.

Observar como eles estão organizados nas gavetas e prateleiras da geladeira é tão importante quanto estar atento ao prazo de validade.

De acordo com a nutricionista Virginia Gallas, muitas vezes o alimento começa a estragar e não vemos os sinais, o que pode causar intoxicação alimentar.

A organização dos alimentos dentro da geladeira é de fundamental importância para a conservação de suas propriedades e período de validade.

— Certos alimentos necessitam uma temperatura mais fria do que outros, e dentro da geladeira existe uma variação de temperatura grande. Daí a importância de armazená-los corretamente no refrigerador. Coloque os alimentos que estragam facilmente perto do congelador, e não coloque um alimento grudado um ao outro. Permita com que o ar frio circule entre eles — explica a nutricionista.

Virginia também indica que a limpeza da geladeira deve ser feita no mínimo uma vez por mês, de preferência quando a geladeira não estiver muito cheia.

— Os alimentos devem ser retirados e colocados em uma caixa de isopor e a limpeza deve ser rápida. Não use detergentes ou água sanitária, pois o cheiro pode passar aos alimentos.

O ideal é usar bicarbonato de sódio dissolvido em água morna, que limpa e ajuda a eliminar o mau cheiro.

Produtos abrasivos e esponjas de aço arranham as paredes e facilitam o alojamento de fungos ou bactérias nas fissuras.

Congelador e freezer

O freezer é diferente do congelador.

Um congelador comum mantém os alimentos a uma temperatura aproximada de 0 °C a 4 °C. O freezer congela a — 10 °C ou menos.

Conforme a nutricionista, quanto mais baixa a temperatura, maior a garantia de que irá manter suas características nutricionais.

Ou seja: devemos armazenar no freezer alimentos crus e preparados que irão ser guardados por mais tempo.

Deixe no congelador o que for utilizado em um curto período.

Após ser preparado, o alimento não deve ficar mais que duas horas em temperatura ambiente. A comida precisa ser resfriada e mantida na geladeira por até dois dias. Já se for congelado no freezer, o ideal é consumir em até três meses.

Para descongelar o alimento, tire-o do freezer no dia anterior e deixe-o na geladeira.

Jamais o descongele à temperatura ambiente.

— A superfície do alimento descongela antes do centro, permitindo proliferação de micro-organismos.

Caso for necessário descongelar o alimento na hora de ser consumido, coloque-o em água corrente ou dentro de uma cuba higienizada cheia de água, trocando essa água a cada 5 a 10 minutos — explica a nutriocionista.

Dicas para organizar os alimentos na geladeira:

— Leite, iogurtes, queijos e as carnes, embaladas em sacos plásticos, devem ser colocados na prateleira superior

— Alimentos prontos, como sobras das refeições, devem ser retirados da panela, guardados em vasilhas de vidro ou plástico com tampa e colocados nas prateleiras do meio

— Os ovos devem ser retirados da embalagem e guardados nas prateleiras, e não na porta, para evitar o crescimento microbiológico

— Frutas, legumes e verduras devem ser guardados nas prateleiras de baixo ou na gaveta, sempre embalados em sacos plásticos.

Lembrando que as frutas e verduras não devem ser lavadas para ser armazenadas (lavá-los e coloca-los na geladeira aumentará a umidade, acelerando o processo de deterioração das frutas e verduras) e devem ser condicionadas em saquinhos transparentes.

A higienização deverá ocorrer somente quando forem consumidas

— Alimentos congelados devem ser guardados na embalagem original, respeitando o prazo de validade no rótulo

— Sempre limpe um alimento antes de congelá-lo, colocado em embalagem plástica própria para congelamento retirando o máximo possível o ar

— Use etiquetas com o nome da preparação e data do congelamento. Armazene a preparação em pequenas porções e não coloque o alimento quente direto no freezer.

fonte: Zero Hora

em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/11/saiba-a-maneira-correta-de-armazenar-os-alimentos-na-geladeira-4324737.html

Anúncios

Publicado em 30 de dezembro de 2013, em Food Safety, Microbiologia e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: