FDA revisará regras de segurança alimentar para frutas e vegetais

frutas e vegetais1

Washington, 20 – A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) informou na noite desta quinta-feira, 19, que formulará novas regras de segurança alimentar para frutas e vegetais, depois que sua primeira proposta desagradou grupos de produtores e membros do Congresso dos EUA.

A entidade revelou que fará revisões significativas nas normas, que fazem parte do que a agência classifica como a maior reforma da supervisão de segurança alimentar do governo norte-americano em 70 anos.

As regras, exigidas nos termos do Ato de Modernização de Segurança Alimentar de 2011, visam a minimizar o risco de contaminação de frutas e vegetais in natura nas plantações ou durante o processamento.

A proposta inicial da FDA, divulgada em janeiro, foi criticada por agricultores de pequeno porte, que argumentam que as regras eram onerosas, não refletiam a ciência existente e poderiam tirar alguns deles do mercado.

Os grandes produtores, por sua vez, alegam que as exigências abrem muitas exceções aos menores.

Uma das normas fortemente criticadas pelos pequenos agricultores é a que exige que a água usada para cultivado seja testada e tratada uma vez por semana, a fim de garantir que esteja livre de Salmonella ou outra bactéria.

Em novembro, aproximadamente 75 membros do Congresso escreveram à comissária da FDA, Margaret Hamburg, pedindo que a administração encaminhe uma segunda versão.

Os parlamentares temem que os requisitos ‘forcem produtores e processadores a fechar as operações’.

Ontem, a agência declarou que a nova proposta deve incluir provisões revisadas para padrões de qualidade e teste da água.

A FDA informou, ainda, que também planeja novas regras para uso de esterco e compostos nas plantações, entre outras mudanças.

‘Acreditamos que essa decisão de mudar as regras propostas – em resposta à consideração cuidadosa de muitas pessoas envolvidas no fornecimento de comida – é essencial para cumprir o compromisso de fazê-los seguir o caminho certo’, comentou Michael Taylor, vice-comissário do FDA, em comentário no blog da agência.

Vários grupos de agricultores ficaram satisfeitos com o anúncio.

‘Essa é uma boa medida, e nós apreciamos a disposição da agência de continuar o diálogo’, afirmou Roger Noonan, presidente do Sindicato de Produtores de New England.

‘Mas ainda precisamos saber como a ciência evoluirá e o impacto econômico associado a essas mudanças.’

A FDA pretende entregar a proposta revisada no começo do próximo verão.

Fonte: Dow Jones Newswires e Agencia Estado.

em: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/12/fda-revisara-regras-de-seguranca-alimentar-para-frutas-e-vegetais.html

Anúncios

Publicado em 27 de dezembro de 2013, em Food Safety, Microbiologia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: