Intoxição alimentar pode ser um perigo para a ceia, diz especialista

796164f4a3fe6d88cc203140110c77585f659fbd

Para comemorar o feriado de Natal junto com a família muita gente já foi para cozinha desde a manhã desta terça-feira (24) para preparar aquela variedade de comida.

Mas para saborear as delícias da época sem ter problemas é preciso tomar cuidado na hora de preparar os alimentos.

A nutricionista Elisângela Teixeira, de Mogi das Cruzes (SP), explica que a intoxicação alimentar é qualquer alimento consumido que tenha origem desconhecida.

“O grande risco da intoxicação está ai”.

Os sintomas mais comuns são naúseas, dor de cabeça, vômito, mal estar e diarréias.

“Repousar, ingerir bastante líquido como o soro caseiro, feito com 1 litro de água fervendo, duas colheres de açúcar e uma colher de café de sal. Misture bem e deixe na geladeira. Deve ser consumido em até 48 horas”.

Teixeira alerta que o excesso também pode ser prejudicial. Saladas de maionese devem ficar na geladeira até a hora da ceia.

“Em casa também devemos proteger o cabelo e não falar muito em cima da comida. Atitudes assim ajudam a prevenir qualquer tipo de contaminação”.

O Ministério da Saúde alerta que hábitos simples nesta época de comilança podem ajudar a evitar a intoxicação alimentar.

Um exemplo disso é lavar bem as mãos antes de preparar cada alimento; manter peixes, carnes, ovos e laticínios na geladeira até o momento de preparar; lavar bem todos os utensílios que vão ser utilizados inclusive quando vão receber o mesmo tipo de alimento várias vezes; as sobras devem ser congeladas se não forem consumidas logo.

Uma dica interessante é não deixar os alimentos congelados degelarem por si porque as bactérias podem crescer na superfície externa.

De acordo com o Ministério da Saúde sempre é mais seguro degelar o alimento no forno de micro-ondas ou em água corrente.

fonte: G1

 

Anúncios

Publicado em 26 de dezembro de 2013, em Food Safety, Microbiologia e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: