FDA descobre esteróides anabolizantes em vitamina B

SB-FDA-esteroides-vitamina

Consumidores preocupados com a saúde recorrem à vitamina B para aumentar sua energia e acelerar o metabolismo, mas em alguns casos, eles têm encontrado resultados além do que esperavam.

De acordo com órgãos reguladores federais, uma marca de vitamina B foi enriquecida com esteróides anabolizantes.

Em 26 de julho, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA  anunciou que a composição de Healthy Life Chemistry para o produto Purity First B-50 contém methasterone e dymethazine, de acordo com testes de laboratório.

Estes esteróides são mais comumente encontrados em fórmulas para construção muscular. Methasterone é uma substância controlada, e está na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Anti-Doping desde 2005.

Healthy Life Chemistry é um dos produtos citados nas 29 queixas apresentadas por usuários que relataram sentir fadiga, dor e problemas de fígado e tireóide.

Os homens apresentaram impotência e baixa testosterona e as mulheres relataram crescimento anormal dos cabelos e menstruação irregular. Alguns usuários necessitaram de tratamento hospitalar.

O produto é fabricado por Mira Health Products Ltda., de Farmingdale, Nova York, e é vendido em vários sites e em lojas de varejo. De acordo com a FDA, Mira Health recusou recall voluntário do produto e não alertou os consumidores sobre a possibilidade de lesões.

“Os produtos comercializados como vitamina, mas que contêm esteróides não mencionados, representam um perigo real para os consumidores e são ilegais”, apontou após a avaliação dos medicamentos, em um comunicado, o diretor de pesquisa da FDA, Howard Sklamberg.

As autoridades reguladoras alertam que o uso de esteróides anabolizantes pode causar uma série de consequências graves em longo prazo, incluindo aumento do colesterol, aumento do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, masculinização das mulheres, atrofia testicular e infertilidade nos homens.

A FDA aconselha aos médicos que perguntem aos pacientes sobre o uso destes suplementos, especialmente aos que têm sintomas associados com esteróides, tais como danos ao fígado, insuficiência renal e coágulo sanguíneo.

fonte: Epoch Times

Anúncios

Publicado em 20 de dezembro de 2013, em Food Safety e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: