Ingredientes que talvez você não saiba que está consumindo

Os rótulos nem sempre fornecem uma imagem clara do que você está realmente ingerindo

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Muitas pessoas que se preocupam com a saúde lêm os rótulos dos produtos, buscando e verificando a existência de componentes típicos e fáceis de identificar: a quantidade de sódio, açúcar, vitaminas, calorias, carboidratos, etc.

Ler os rótulos dos produtos pode ser muito importante, mas eles não fornecem uma imagem clara do que você está realmente consumindo.

Quantas pessoas sabem o que é fosfato dipotássico?

E propilenoglicol?

Glutamato monosódico?

Este último é mais comumente conhecido como MSG ou ajinomoto, mas geralmente não é etiquetado com esse nome.

Aqui está uma lista de alguns dos ingredientes que você pode não saber que está consumindo.

Propilenoglicol 

Conhecido como GRAS (da sigla em inglês) e “geralmente reconhecido como seguro” pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, o propilenoglicol é utilizado como anti-congelante. Embora a substância usada nos carros seja o etilenoglicol, ela também é um agente anti-congelante.

O que é surpreendente sobre isso?

Bem, ela também é encontrada em misturas para bolos, saladas, desodorantes e alimentos para cães.

Essa substância é utilizada como conservante de alimentos.

Então, que efeito isso terá sobre o seu corpo? Se você é alérgico, você desenvolverá uma erupção cutânea se for ingerido, ou no caso de um desodorante, se você passar na pele.

Fosfato dipotássico

Você gosta de pesticidas ou fertilizantes?

Bem, este ingrediente encontrado na Coca-Cola e no leite desnatado também é encontrado em muitos pesticidas e fertilizantes. Que gostoso!

Originalmente utilizado para retardar o crescimento de bactérias, também atua como um coagulante para alimentos, tais como pudim. Ele é usado em massas e cereais para reduzir o tempo de cozimento.

Também é utilizado para impermeabilizar, higienizar e em produtos desinfetantes.

Castóreo

Você gosta do sabor de framboesa ou baunilha?

Provavelmente você já deve ter comido castóreo, que é uma substância que os castores usam, junto com a urina, para marcar seu território.

Esta substância é muito popular porque é usado em perfumes, assim como para dar sabor aos alimentos.

É classificado como ingrediente “natural” em todos os alimentos naturais.

Glutamato monossódico

Nós ouvimos falar com frequência sobre o MSG porque nos restaurantes chineses ele é amplamente utilizado e, a menos que você veja um aviso que diz “não contém MSG,” costumeiramente ele faz parte dos ingredientes.

Apesar de não ser reconhecido como um ingrediente inseguro pelo FDA, há pessoas que tiveram reações adversas na pressão arterial e problemas de arritmia cardíaca.

A maioria das pessoas não apresenta quaisquer sintomas.

Restaurantes de fast food, como o KFC,  citam o MSG como ingrediente de todos os seus pratos; o grutamato monossódico aparece 61 vezes no total.

Mercúrio

Embora não seja realmente um ingrediente, o mercúrio está, no entanto, presente em alguns peixes que as pessoas consomem, especialmente peixe-espada, tubarão, blanquillo e cavala.

Nestes peixes, o nível de mercúrio é geralmente maior do que 1,1 partes por milhão (ppm), e devem ser evitados por mulheres grávidas ou lactantes, e por crianças pequenas.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, da sigla em inglês), o mercúrio encontrado nestes peixes pode afetar o sistema nervoso tanto da mãe como o feto.

Alguns ingredientes que você pode reconhecer, e que deve levar em consideração:

Xarope de milho com alto teor de frutose

Quase tudo o que comemos e bebemos nos dias de hoje contém esse ingrediente.

Especialmente se comemos frequentemente em restaurantes de fast food.

Refrigerantes açucarados, como Fanta, contêm até 52 gramas de açúcar nos EUA.

Muitas pessoas nesse país se esforçam para comprar a versão mexicana desses refrigerantes, que contêm açúcar real, para evitar o xarope de milho.

A prevalência deste ingrediente nos alimentos dos EUA foi identificada como uma causa de obesidade e diabetes tipo II.

Sódio

Embora não seja um elemento fatal se consumido ​​com moderação, o sódio tornou-se um aditivo alimentar básico utilizado amplamente.

O sódio provoca a retenção de líquidos no organismo.

O corpo requer uma certa quantidade de sódio para que os músculos e os nervos funcionem adequadamente, para controlar a pressão arterial e o volume de sangue, de acordo com o National Institute of Health, dos EUA.

O excesso de sódio, no entanto, aumenta a pressão sanguínea, causa doenças cardíacas e doenças renais.

Os alimentos que contêm quantidades excessivas de sódio incluem cereais, molhos para salada, biscoitos e pão.

Gorduras Trans

Não se deixe enganar por alguns rótulos de produtos que afirmam “0% de gorduras trans”.

De acordo com um artigo no site Health.com, uma brecha na lei permite que os alimentos rotulados com um máximo de 0,5 grama de gordura trans por porção sejam rotulados como “0% de gorduras trans”.

Em geral, quando a lista de ingredientes diz óleo parcialmente hidrogenado, a comida contém gordura trans.

Na cidade de Nova York, as gorduras trans foram proibidas nos restaurantes, mas o Departamento de Saúde de Nova York também permite 0,5 grama por porção.

A proibição em restaurantes de Nova York não se aplica a pacotes fechados, como biscoitos feitos com gordura ou óleo parcialmente hidrogenados.

Por que as gorduras trans são ruins?

De acordo com a Clínica Mayo, “as gorduras trans elevam o colesterol ruim (LDL) e reduzem o colesterol bom (HDL).

 

fonte: Epoch Times

 

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Publicado em 19 de dezembro de 2013, em Nutrição e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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