Estudo compara fast food para crianças em diferentes países

A média dos alimentos oferecidos em lanchonetes fast food supera os níveis recomendados de calorias e sódio

sb-fast-food-criancas

Um novo estudo realizado por pesquisadores canadenses compara a qualidade nutricional dos alimentos para crianças entre as principais cadeias de fast food em diferentes países, mostrando que os países com regulamentações governamentais relevantes podem ter sucesso na composição de cardápios mais saudáveis para crianças.

O estudo, liderado pelo cientista Dr. Erin Hobin, da Saúde Pública de Ontário, e publicado na revista Nutrição e Saúde Pública, abrangeu o conteúdo nutricional dos alimentos para crianças nos menus do Burger King, KFC, McDonalds, Subway em cinco países: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram o total de calorias, gorduras saturadas e os níveis de sódio em 138 produtos alimentícios.

Constatou-se que a média dos produtos em cardápios infantis contém 203 calorias, e o teor médio de sódio é de 390,5 mg.

“Para crianças entre 4 e 8 anos, por exemplo, o Guia Alimentar do Canadá recomenda cerca de 1.500 a 2.000 calorias por dia, dependendo do nível de atividade, e não mais do que 1.200 miligramas de sódio”, disse Hobin em um comunicado de imprensa.

“Comer apenas alguns alimentos do cardápio infantil pode aumentar significativamente o seu consumo total de energia e superar a ingestão diária recomendada de sódio, o que pode levar ao ganho de peso e a outros problemas de saúde.”

De acordo com estatísticas, cerca de um terço das crianças canadenses estão acima do peso ou obesas. “Comer fora tornou-se cada vez mais comum em países de alta renda, e agora é responsável por quase um terço da ingestão calórica diária das crianças, o dobro da quantidade consumida fora de casa há três décadas”, disse Hobin.

Embora não haja diferenças estatisticamente significativas em alguns critérios nutricionais examinados no estudo, descobriu-se que os restaurantes Subway oferecem alimentos com o menor teor de gordura.

EUA tem menos calorias

De todos os países, verificou-se que os lanches fast food nos EUA contêm menos calorias do que seus concorrentes em outros países. Isto pode ser o resultado da legislação americana, que exige que as grandes cadeias de lanchonetes e restaurantes informem o conteúdo calórico dos produtos em seus cardápios. Os outros países abrangidos no estudo não têm essa legislação.

Por exemplo, os pesquisadores observaram que o item com teor mais elevado de calorias no menu das lanchonetes Burger King, nos EUA – um cheeseburger –  tem 260 calorias; no Canadá, no entanto, a pontuação mais alta em calorias de um cheeseburger duplo tem 450 calorias.

Além disso, descobriu-se que a comida dos restaurantes no Reino Unido tem muito menos sódio em relação a outros; isso possivelmente se deve à estratégia de redução de sódio do governo, que recomenda a redução voluntária de sódio dos alimentos processados.

Descobriu-se que o Canadá apresenta o maior teor de sódio e tem o segundo maior teor de calorias em alimentos para crianças. “As crianças são um alvo importante para intervenções nutricionais. Os resultados do estudo podem indicar que os restaurantes estão respondendo às iniciativas do governo para melhorar os ambientes de nutrição, e que estas iniciativas podem levar a uma melhoria substancial na qualidade nutricional dos menus de alimentos para as crianças”, disse Hobin.

O governo de Ontário planeja introduzir uma legislação que obrigue as grandes cadeias de lanchonetes fast food a informar a quantidade de calorias em seus cardápios.

fonte: Epoch Times

Anúncios

Publicado em 17 de dezembro de 2013, em Feed Safety, Legislação, Nutrição e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: