Como não consumir gordura trans por engano?

Estratégia da indústria de alimentação pode levar o consumidor a cometer enganos. Por isso, é preciso estar atento aos rótulos dos produtos

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A gordura trans vai entrar na lista de produtos “não reconhecidos como seguros para saúde” da agência sanitária dos Estados Unidos (FDA).

Estima-se que, com esta medida, sejam evitados 20 mil infartos e 7 mil mortes por doenças do coração a cada ano nos Estados Unidos.

Analisando esses números fica mais fácil dimensionar o mal que a gordura trans provoca no organismo.

A professora e nutricionista Luciana Setaro afirma que: “A gordura trans é produzida pelo processo de hidrogenação.

Por isso, o consumo contribui para o aumento do LDL (colesterol ruim) e diminuição do HDL (colesterol bom) no sangue.

Ela também provoca o aumento da gordura abdominal, levando à síndrome metabólica, um conjunto de doenças graves como: diabetes, pressão alta, aumento do LDL e triglicérides.

O aumento da gordura no sangue pode formar placas de ateroma nas artérias, aumentando as chances de AVE (Acidente Vascular Encefálico) e infarto agudo do miocárdio”.

A gordura trans foi adotada pelas indústrias de alimentos na década de 50, para aumentar a durabilidade do produto na prateleira, ou seja, a conservação dos alimentos e também aumentar o sabor e deixá-los crocantes.

No Brasil, desde 2000, diferentes esforços têm contribuído para reduzir a gordura trans nos alimentos industrializados, porém, a professora Luciana faz um alerta.

“É importante checar os rótulos dos alimentos, pois muitas vezes apresentam informações que não condizem com a realidade, como trazer a tabela nutricional por porção, e creditar como zero gordura trans porém, quando consumido 100g há muita gordura trans”, afirma.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento que tiver quantidade menor ou igual a 0,2 g de gordura trans pode ser caracterizado como “zero trans”. Nos mercados é possível encontrar alimentos denominados “trans free”, como biscoitos, margarinas e sorvetes, mas é importante checar o rótulo para conferir, pois, nem sempre há destaques na embalagem.

Fonte: Exame

em: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/como-nao-consumir-gordura-trans-por-engano

 

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Publicado em 17 de dezembro de 2013, em Nutrição e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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