Entenda o que são e como evitar o consumo de calorias vazias

 

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Você sabe o que um pirulito, uma cerveja e um biscoito de polvilho têm em comum?

Eles são considerados alimentos de calorias vazias, ou seja, são comidas de maior valor calórico, mas sem nenhum ou muito pouco valor nutricional.

É o que explica o endocrinologista Mauro Scharf, alertando que os alimentos de calorias vazias não trazem benefício algum ao organismo, e por isso devem ser evitados, inclusive em dietas.

A ingestão resulta em ganho de peso, acúmulo de gordura e nenhuma nutrição.

Para saber identificar esse tipo de alimento, deve-se analisar, no rótulo do produto, o alto valor calórico e o baixo valor nutricional.

— Geralmente estes são alimentos relacionados ao junk food, fast food e industrializados em geral, como os salgadinhos — esclarece Scharf.

O endocrinologista reforça que consumir produtos com calorias vazias é ainda mais prejudicial na infância e na adolescência, já que esta é uma fase de estirão do crescimento e de consolidação da formação óssea, marcada por importantes transformações corporais e psicológicas.

— A alimentação nesta e em outras fases da infância devem sempre primar pela qualidade, com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, ferro, cálcio, nutrientes balanceados entre proteínas, carboidratos e gorduras — afirma.

Como alternativas saudáveis de redução das calorias vazias, Scharf sugere evitar junk food e fast food, e em substituição consumir frutas, legumes, verduras, cereais e grãos integrais.

O especialista também recomenda consultar um médico sempre para individualizar as necessidades de cada pessoa e realizar a prescrição adequada de dieta, levando-se em conta fatores como a idade, a atividade física, o histórico de doenças e o risco cardiovascular do indivíduo.

Por fim, o médico lembra que uma alimentação saudável deve ter um equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras, com fibras, menor valor calórico, porém elevado valor nutricional, com sais minerais, vitaminas, oligoelementos e baixo teor de gorduras, principalmente as trans e as saturadas.

Exemplos de calorias vazias

Biscoitos de polvilho, biju, salgadinhos, doces, balas, confeitos, nuggets, pirulitos, chicletes e batatas fritas (estas últimas têm cerca de 600 calorias, com pouquíssimo conteúdo nutricional), refrigerante, vinho, cerveja e bebidas alcoólicas em geral.

Uma lata de cerveja fornece até 150 calorias vindas do malte e quase nada a mais. As calorias derivadas do álcool tendem a ser estocadas como gordura no abdômen.

 

fonte: Zero Hora

em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/04/entenda-o-que-sao-e-como-evitar-o-consumo-de-calorias-vazias-4088937.html

 

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Publicado em 7 de dezembro de 2013, em Nutrição e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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