SIF garante qualidade aos produtos natalinos

uipi-SIF_garante_qualidade_aos_produtos_natalinos

Chester, peru, frangos temperados e lombo são alguns dos produtos mais procurados pelos consumidores brasileiros nesta época do ano. Para garantir a qualidade desses itens típicos das ceias de Natal e Ano Novo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fiscaliza esses e outros produtos de origem animal, por meio do selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). A identificação garante que o produto está dentro dos padrões de qualidade do Mapa e que pode ser consumido sem nenhum risco.

O trabalho atestado pelo SIF verifica todas as etapas do processo produtivo dos alimentos, fazendo com que os procedimentos adotados na produção sigam as normas estabelecidas pelo governo federal. A fiscalização que é feita na indústria verifica a ração oferecida aos animais, as instalações onde são criados, o frigorífico de abate, além das informações que constam nas embalagens.

Todo produto de origem animal comercializado em supermercados deve estar acompanhado pelo carimbo do SIF. No selo, o consumidor poderá encontrar informações como a temperatura de conservação, data de validade e o tipo da carne descrito. Além disso, um importante item e que também deve ser observado pelo consumidor é a quantidade de água em carnes de aves já processadas.

Hoje, os limites máximos aceitos nas carcaças de aves comercializadas in natura são de 6% de água. Quanto aos produtos temperados, pode ser adicionado, no máximo, 10% no caso de cortes e 20% para carcaças.

* Com informações do Mapa

em: http://souagro.com.br/sif-garante-qualidade-aos-produtos-natalinos/

 

Anúncios

Publicado em 23 de dezembro de 2011, em Food Safety e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: